Exposições na Serra-sede para celebrar a Insurreição do Queimado

Compartilhe:
Uma das peças que estarão em exposição. Foto: Divulgação
Uma das peças que estarão em exposição. Foto: Divulgação
Uma das peças que estarão em exposição. Foto: Divulgação

A partir desta sexta-feira (11) duas exposições de arte celebrando os 167 anos da Insurreição de Queimado estarão disponíveis para visitação no município.

As duas exposições estarão disponíveis na Serra-sede – uma na Casa do Congo e a outra no Museu Histórico da Serra – e poderão ser visitadas de até o dia 15 de abril, sempre de segunda a sexta-feira.

Na Casa do Congo estará disponível a exposição “Negros do Espírito Santo”, uma série de fotografias  que fizeram parte do livro Negros do Espírito Santo,  de Carla Osório, Adriana Bravim e Leonor de Araujo Santanna.

Receba os melhores eventos da semana no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

As fotos da exposição têm como  objetivo mostrar que diferentemente de sua cultura, reconhecida como parte integrante de um sistema maior – a cultura brasileira -, a contribuição do negro como mão de obra escrava, na construção da economia do país, não figura como “orgulho nacional”. Negros do Espírito Santo relata também como vivem e quem são os negros de comunidades espalhadas de norte a sul do Espírito Santo.

Navio negreiro

De autoria do artista plástico Cacá Miled, a exposição Navio Negreiro reúne sete telas, que retratam por meio de desenhos, gravuras e pinturas, o cotidiano do Brasil colônia trabalhadas com técnicas distintas: aquarela sobre seda e encáustica, que mistura cera de abelha com pigmentos. Como resultado, surge uma nova obra estampada manualmente, com acabamento em bordado e pintura.

Serviço

Exposições de arte para celebrar os 167 anos da Insurreição de Queimado

– Negros do Espírito Santo, de Carla Osório, Adriana Bravim e Leonor de Araujo Santanna

Local: Casa do Congo, na rua Cassiano Castelo, em Serra Sede

Dias: segunda a sexta-feira, de 9 às 17 horas

– Navio Negreiro, de Cacá Muled

Local: Museu Histórico da Serra, na rua Cassiano Castelo, em Serra Sede

Dias: segunda a sexta-feira, de 9 às 17 horas

 

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também