Exposição sobre a história do congo na Sede

Compartilhe:
Os conguistas serranos vão participar do 52º Festival de Folclore na Cidade de Olímpia. Foto: Divulgação
Mais de 5 mil fotografias, entre outros itens, estarão em exposição no local. Foto: Divulgação
Mais de 5 mil fotografias, entre outros itens, estarão em exposição no local. Foto: Divulgação

Um acervo de 5.000 fotografias, várias horas de vídeo e 310 páginas, intitulado “Ciclo Folclórico e Religioso das Bandas de Congo da Serra – Princípios para Sua Etnografia e História”, vai estar oficialmente disponível a partir das 18 horas de quinta-feira da semana que vem (31 de março), em cerimônia na sede da ABC-Serra (Associação de Bandas de Congo da Serra).

O evento tem por objetivo cumprir o que estabelece a Lei Chico Prego (nº 2.204/99, de incentivo à cultura da Serra), que aprovou em 2011 o projeto apresentado pela ABC.

Quem comparecer poderá ainda visitar o acervo sobre o Congo da Serra que a ABC guarda em suas dependências. Tal visita também pode ser feita em outra ocasião, agendando-a no telefone 3251-3244 ou no e-mail abcserra@abcserra.org.br. A sede da ABC fica no Bairro São Domingos (Serra-Sede), à direita de quem segue para o norte pela BR 101, a alguns metros de um viaduto e da Prefeitura da Serra.

Durante dois anos, trabalharam no projeto do acervo, principalmente, três serranos de reconhecida dedicação à cultura e muita experiência nas respectivas áreas profissionais: o mestre em História pela Ufes Michel Dal Col Costa, que fez as pesquisas de campo e as entrevistas; o fotógrafo Edson Carlos Souza dos Reis; e o cinegrafista João Carlos Cristo Coutinho.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também