Categories: Mestre Álvaro

Exaustão do modelo capixaba

Por Bruno Lyra

Mês a mês a Serra vem enfrentando dificuldades na arrecadação, o que está levando o município a recorrer a empréstimos para fazer obras e outros investimentos. Mais industrializada e com o maior PIB produtivo do ES, a cidade é forte indicador do que está acontecendo na economia capixaba, cujo modelo atual é calcado em indústrias de base (siderurgia e celulose) e commodities (petróleo e minério de ferro).  As sucessivas quedas na geração de empregos e o arrefecimento da construção civil são também indicadores.

A conjuntura nacional com a crise política contaminando a economia tem sua dose de contribuição nesse cenário. Porém o buraco é mais embaixo, já que a demanda por commodities e gêneros da indústria de base – e preço das mesmas – é determinado pelo mercado internacional. Há tendências estruturais.

O avanço tecnológico e desafio da poluição irá impelir a economia mundial a seguir nova direção. A demanda por papel deve cair. A substituição do petróleo por fontes energéticas mais limpas não para de avançar.

A reciclagem de ligas metálicas deve ser a tônica, basta ver a quantidade de carro que vira sucata todo ano. O parque minero-siderúrgico dá sinais de desinvestimento. Paralisação da Samarco, projeto da Companhia Siderúrgica de Ubu (CSU) abortado, possibilidade do encerramento da produção na mais antiga siderúrgica do ES, a Cofavi (atual ArcelorMittal Cariacica) são exemplos.

Fora expansões, o último grande projeto econômico no ES foi o estaleiro Jurong que, a duras penas, tenta ficar de pé após o colapso na Petrobrás. Antes dele, a CST (hoje ArcelorMittal Tubarão), inaugurada no já distante 1983.  Os exaustivamente anunciados portos de Presidente Kennedy e Linhares não saíram do papel, assim como o complexo petroquímico.

O Espírito Santo precisa de novos caminhos.  

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

12 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

12 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

13 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

13 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

13 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

14 horas atrás