Evento irá comemorar os 173 anos da Revolta do Queimado

Compartilhe:
O crime ocorreu em estrada que serve de caminho para a Igreja de São José do Queimado, na região Serra Sede. Foto: Arquivo Jornal Tempo Novo
A Insurreição do Queimado, ocorreu em 19 de março de 1849, liderada por Chico Prego e Elisiário Rangel. Foto: Arquivo Jornal Tempo Novo

No próximo dia 29, terça-feira, a entidade Guardiões do Queimado, irá realizar um evento com diversas apresentações culturais, para festejar os 173 anos da Revolta do Queimado, no auditório da Câmara da Serra, na Serra Sede, às 19 horas.

Na ocasião, também será exibido o documentário ‘Queimado – A luta pela liberdade’, do cineasta Rogério de Morais Martins, lançado em novembro do ano passado e aclamado pela crítica serrana e capixaba.

O evento é realizado pelos Guardiões do Queimado, com apoio do vereador professor Rurdinei e da Associação Capixaba de Cultura e Arte.

Sobre a Insurreição do Queimado

A Insurreição do Queimado, ocorreu em 19 de março de 1849, liderada por Chico Prego e Elisiário Rangel. Os escravos travaram uma sangrenta luta pela liberdade, que terminou com centenas de mortos. De acordo com alguns relatos históricos, o frei Gregório Maria de Bene havia prometido liberdade aos escravos, em troca da construção da Igreja de São José. A promessa não foi cumprida, o que gerou a revolta.

A insurreição se insere como uma das mais expressivas lutas do povo negro contra a escravidão no Brasil, juntamente com o emblemático Quilombo dos Palmares, em Alagoas, liderada pelo mítico Zumbi dos Palmares. A escravidão no país foi, formalmente, extinta só em 1888, pela chamada Lei Áurea, de autoria da princesa Isabel.

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também