Estudantes ocupam duas escolas da Serra

Eles prometem manter a ocupação até que a discussão sobre a PEC 241 seja interrompida no Congresso Federal
Compartilhe:
Os estudantes estão reunidos em assembleia, neste momento, discutindo as estratégias para os próximos dias. Foto: divulgação

Por Conceição Nascimento

Duas escolas da Serra foram ocupadas por estudantes secundaristas nesta terça-feira (25). As escolas Aristóbulo Barbosa Leão (ABL) e Rômulo Castelo são as primeiras unidades escolhidas para a ocupação na cidade. Mas não devem ser as únicas, já que alunos não descartam novas ocupações.

É o que afirma o presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes), Harley Brito. “Nossa reivindicação é que seja interrompida a tramitação da PEC 241, que congela os investimentos do Governo Federal pelos próximos 20 anos, o que vai rebater na educação. Não vamos deixar a escola enquanto esta proposta estiver em discussão no Congresso Federal”, disse o jovem.

Ele também apontou outras demandas dos estudantes. “Estamos ainda indignados com a Medida Provisória que promove alterações no Ensino Médio, que vemos como prejudiciais à educação. Além disso, repudiamos a proposta “Lei da Mordaça”, que proíbe discussões político partidárias no interior das unidades de ensino”, acrescentou Brito.

Segundo o presidente, o ABL comporta no momento cerca de 35 alunos, enquanto o Rômulo Castelo tem média de 50.

Disse ainda que os estudantes não foram pressionados a deixar as escolas até o momento. “Mas sabemos que no próximo domingo (30) haverá eleições municipais e vamos abrir o diálogo com representantes da Justiça Eleitoral, pois vamos propor a cessão de espaços dentro da unidade para que ocorra a votação”, adiantou.

Sobre possíveis atos de violência ou vandalismo, Harley descartou. “Nosso movimento é pacífico e estamos cuidando do patrimônio público, a nossa escola”, finalizou.

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também