Alunos da Serra foram convocados para representar o Brasil em uma Olimpíada Internacional de Matemática que acontecerá em outubro na China. O convite para a viagem veio após os estudantes da Escola Estadual Maria Penedo, de Valparaíso, serem medalhistas de bronze, na competição nacional e prata, na estadual, mas como a maioria dos alunos não tem condições para bancar a viagem está sendo feita uma vaquinha virtual para viabilizar a ida deles.

Caso consigam o valor necessário para custear a viagem, os estudantes irão a Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras, que é uma disputa internacional de matemática feita em equipes para estudantes do ensino fundamental e médio. Neste ano, a competição vai acontecer em Beijing, na China. Os alunos selecionados irão competir pelo Brasil contra estudantes de vários outros países.

O TEMPO NOVO conversou com a professora de matemática da unidade escolar, Elciene Magalhães. Segundo ela, os alunos estão ansiosos e querem muito ir, mas até agora a escola não conseguiu a verba necessária para os custos da viagem, que são altos. “Essa é uma oportunidade única para os estudantes e eles querem muito ir à competição, mas não temos dinheiro suficiente”, conta a profissional.

Vale destacar quea Maria Penedo foi a única escola da rede pública estadual que recebeu o convite. No total, são 32 alunos que poderão participar, mas a escola pode mandar no mínimo seis estudantes. “A prova será entre o dia 21 e 25 de novembro, mas precisamos confirmar se os alunos irão até o dia 3 de outubro. Mas não sei se vamos conseguir ir, precisamos de ajuda financeira. É uma angústia grande. Essas oportunidades valorizam a educação, o Estado e incentiva os estudos”, desabafa a professora.

Estudantes estão orgulhosos com a conquista

Após receberam o convite, os alunos da Maria Penedo ficaram orgulhosos e muito felizes, mas segundo Larissa Ribeiro – aluna da escola, a euforia momentânea se vai e dá lugar para a preocupação se a turma irá conseguir custear a viagem.

“É com muito orgulho que compartilhamos a nossa conquista de ter nossa escola convocada a participar da olimpíada. Embora, nossa euforia seja momentânea, os custos são caros e precisamos do apoio das pessoas. Por isso criamos a vaquinha online para pedir ajuda e tentar realizar nossos sonhos”.

Isabelle Knoeller, também estuda na escola e disse que ficou emocionada com o convite. “É muito emocionante. O convite valoriza os esforços que nós temos feito ao longo do ensino fundamental, mesmo passando por todas as dificuldades escolares às quais fomos submetidos. Só o fato de termos sido convidados foi incrível, mas, seria melhor  conseguirmos ir à China. Isso serviria de exemplo para que mais escolas participassem deste tipo de competição. Entretanto, é um caminho que possui vários obstáculos financeiros. Por isso mesmo, abrimos uma vaquinha virtual, contando com qualquer colaboração que possibilite esse sonho tornar-se realidade”, disse a aluna.

Doações podem ser feitas através de site

Quem tiver interesse em ajudar os alunos a realizarem o sonho de participar da olimpíada pode acessar o site ‘Vakinha.com’ e doar qualquer quantia em dinheiro para ajudar nos custos. A meta da escola é de R$ 300 mil, mas até o fechamento dessa reportagem os estudantes conseguiram menos de R$ 1 mil. Para doar, clique aqui. 

Sobre a olimpíada

A Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras é uma competição internacional de matemática feita em equipes para estudantes do ensino fundamental e médio. Os alunos do 9º ano da Escola Estadual Maria Penedo foram medalhistas de bronze Nacional e prata Estadual nessa Olimpíada.

O excelente resultado garantiu a seleção para compor a equipe de estudantes que irá representar o Brasil na WorldMathematics Team Championship (WMTC), a qual será realizada em Beijing, na China, competindo com outros países selecionados. A escola Maria Penedo foi a única escola convidada da rede estadual de ensino (Secretaria Estadual de Educação).

Sedu

O TEMPO NOVO entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação (Sedu) para saber se o Estado pretende ajudar a custear a viagem dos estudantes. Assim que a demanda for respondida, será publicada neste espaço.

Comentários