
Um estudante da Serra conquistou o 2º lugar geral para o curso de Direito na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). João Ricardo Berti Mayworm, de 18 anos, mora no bairro Valparaíso e estudou, praticamente durante toda sua vida, em escola pública. O Ensino Médio foi concluído na EEEFM Belmiro Teixeira Pimenta, em Eurico Salles.
João Ricardo vai iniciar os estudos na Ufes no dia 18 de abril. De acordo com ele, receber a informação da aprovação foi uma sensação única. “Porque é uma mistura de gratificação com alívio. Até o resultado oficial, há um tempo muito longo de espera e ansiedade, então é como se houvesse uma descarga de todo um peso acumulado, alívio de uma tensão e uma alegria imensa por ter alcançado com êxito o objetivo”, destacou.
O estudante cursou o Ensino Fundamental I e o Ensino Médio em escola pública. “Estudei o Ensino fundamental I em escola pública, tive bolsa de estudo na privada no Ensino Fundamental II e fiz o Ensino Médio na pública”, disse.
Mas quem pensa que o caminho para a aprovação foi fácil, está enganado. Para disputar a vaga na Ufes, João teve muito foco e iniciou os estudos para o Enem já durante o segundo ano do Ensino Médio. Ele também realizou um Pré-Enem on-line, com o objetivo de aprimorar o conhecimento.
Leia também
“Eu comecei a estudar com foco no Enem ainda no segundo ano, desde então eu me levantava às 5:30, fazia algumas obrigações, depois estudava das 6:00 até as 22h, parando para almoçar e lanchar”, contou.
Professores ficaram sabendo de aprovação por áudio
João Mayworm mandou um áudio aos professores, assim que soube do resultado. “Quero agradecer a cada professor que me ajudou, a cada conhecimento repassado, a cada minuto em sala de aula. Todos os conhecimentos adquiridos serão alicerces em minha vida. Muito obrigado”, disse o estudante.
A professora de matemática Débora Araújo contou que o aluno sempre foi muito dedicado aos estudos. “Nem mesmo a pandemia o fez diminuir o ritmo dos estudos, que foi intensificado com a ajuda das vídeoaulas. Para praticar as técnicas de redação ele passou a escrever para o jornal da Escola e era auxiliado pela professora de Língua Portuguesa Cláudia Mutz, que revisava todos os seus textos antes de serem publicados no jornal”, destacou a docente.
Ainda segundo Débora Araújo, a dedicação do estudante, alinhada a uma rotina de estudos, foi primordial para que o aluno obtivesse esse resultado. “Nos últimos meses intensifiquei nas minhas aulas os principais conteúdos cobrados nas últimas provas, e o João conseguia resolvê-los com muita facilidade. Particularmente eu já esperava este resultado”, ressaltou a professora.

