Estivemos na obra: Estado promete entregar Contorno de Jacaraípe em 2024

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Foto: Bruno Lyra

 

Considerada fundamental para aliviar o intenso tráfego da Av. Abdo Saad e da Rodovia ES 010, o Contorno de Jacaraípe está com as obras de construção retomadas e a promessa do Governo do Estado é entregar a nova via em abril de 2024. É o que informou na última sexta-feira (24) o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).

Iniciada na 1ª gestão de Renato Casagrande, obra tinha sido paralisada ainda em 2014. E só foi retomada ano passado. Tempo Novo percorreu, no último dia 08 de junho, todo o trajeto de 8,7 km futura rodovia batizada de ES 115,  que ligará os bairros Lagoa em Jacaraípe e Gaivotas em Nova Almeida, cortando a zona rural ocupada por eucaliptais da Suzano (ex-Aracruz Celulose e ex-Fíbria), remanescentes de mata Atlântica e brejos entre as duas localidades.

E viu que até aquela data, as intervenções se concentravam na construção de dois viadutos na altura do km 5 do Contorno, contados a partir de Jacaraípe. No restante do traçado, o cenário era semelhante ao que estava posto em 2014 quando a obra parou: terraplanagens em alguns trechos, manilhas e aterros sobre cursos d’água e retirada da vegetação.

No local para a implantação dos viadutos, estavam armazenadas peças de concreto que serão usadas nas estruturas. Os trabalhos com máquinas se concentravam no ponto onde será um dos viadutos. O canteiro de obras fica ao lado deste ponto.

No momento em que a reportagem esteve neste local, por volta das 15h do último dia 08 de junho, cerca de 20 pessoas trabalhavam na área. Dois tratores e três caminhões caçamba estavam em operação. O tempo seco estava favorável ao serviço.

O Tempo Novo ouviu alguns funcionários do consórcio Contek/A.Madeira, responsável pela empreitada. Segundo eles, naquele momento, a obra da rodovia se resumia a implantação dos viadutos.

De acordo com o DER, o consórcio está executando o contrato original (033/2013), cujo preço inicial é de R$ 89 milhões para a implantação dos 8,7km. O órgão não passou a estimativa atualizada de custo, uma vez que essa projeção foi feita há 9 anos e a inflação foi expressiva de lá pra cá, sobretudo no governo de Jair Bolsonaro (PL).

Seis pistas de rolagem e ciclovia em todo o trecho

O projeto original do Contorno de Jacaraípe (ES-115) é imponente e segundo o DER será mantido: são seis pistas de rolagem, sendo três para cada sentido. E também canteiro central, calçada para pedestre nos dois sentidos e ainda ciclovia na margem da direção norte (Jacaraípe x Nova Almeida). Isso em todo o traçado de 8,7 km.

Em 28 de dezembro de 2021, o Governo do Estado anunciou que o Contorno de Jacaraípe integrará um novo complexo viário entre Serra e Aracruz. Este incluirá também a implantação de mais uma ponte sobre o rio Reis Magos na região de Nova Almeida/Praia Grande. E também outra via paralela à ES 010, que iria mais afastada da orla até a localidade de Santa Cruz, em Aracruz, na altura da ponte sobre o estuário do rio Piraquê-Açu. Mas aí são obras para outros contratos, informa o DER.

Caso o complexo viário se materialize, as mudanças no litoral entre Serra e Aracruz devem ir muito além do desafogo do tráfego nas orlas de Jacaraípe, Nova Almeida e Praia Grande. É que vai ser criado um novo canal dinamizador que pode estimular novas ocupações urbanas entre os dois municípios, cujas economias tem por base atividades industriais, portuárias, logísticas e de prestação de serviços. Além do estaleiro implantado na Barra do Sahy, em Aracruz.

 

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Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

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