
Por Thiago Albuquerque
Quando usar óculos de sol? Você é uma dessas pessoas que usa o utensílio apenas como acessório? Ou para você é uma peça da moda? Em quaisquer casos, muito mais do que algo para incrementar a beleza, o óculos escuro pode ajudar também a proteger a saúde dos olhos em dias de sol quente.
E o que não falta são opções no mercado. Têm para todos os gostos, retangulares, quadrados, redondos, ovalados, aviadores, branco, espelhado, preto, simples e até com strass.
Thiago Dal Col Costa é um dos adeptos dos óculos de sol. Para ele ir à praia ou até mesmo andar na rua sem o complemento é muito difícil. “Uso diariamente. Além de proteger meus olhos diminui a luz que chega até eles. Também é um acessório bacana”, conta o bancário, da Serra-sede, de 32 anos.
Para a nutricionista Thamyres Polezi Gonçalves, de 28 anos, proteção é tudo. “Uso todos os dias. Passo uma parte considerável do dia dirigindo e os óculos fazem toda diferença. A claridade incomoda minha visão, mesmo em dias nublados”, diz a moradora da Serra-sede.
O oftalmologista Cesar Ronaldo Vieira Gomes Filho explica que os óculos de sol estão para os olhos, como o protetor solar está para a pele. “O conforto é um ponto importante. Mas além disso, o óculos ajuda a proteger os olhos dos raios ultravioletas, agem como um filtro, por isso não é aconselhável usar os falsificados”.
O especialista alerta que o uso de óculos sem procedência pode causar degeneração macular. “Entre outros problemas no futuro. Os falsificados podem enganar diminuindo a claridade, mas não enganam os raios ultravioletas”.
Ele alerta que pessoas que moram em zonas tropicais não podem deixar de se proteger. “Isso porque estes indivíduos estão expostos a uma dosagem grande de raios, o que com o passar dos anos pode trazer consequências caso não se use os óculos. Vale ressaltar que o uso em dias nublados também faz diferença”.

