Estiagem deixa Serra perto de ficar sem água

Compartilhe:
A situação da represa de Rio Bonito se agrava a cada dia sem chuva. Foto: Bruno Lyra
A situação da represa de Rio Bonito se agrava a cada dia sem chuva. Foto: Bruno Lyra

Bruno Lyra

Como a chuva prevista para vir com a frente fria do último final de semana praticamente não deu as caras no ES, o abastecimento de água da Serra está cada vez mais ameaçado pela estiagem que dura desde 2014. Segundo previsão da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) divulgada há três semanas, o fornecimento de água na Serra só está garantido até meados de julho caso não haja chuvas significativas até lá.

O rio Santa Maria, que abastece a cidade, estava com apenas 2,8 mil litros por segundo nesta quarta (04), pouco mais de 20% da vazão média para esta época do ano. De acordo com a gerente de Distribuição de Água da Cesan, Fabiana Coutinho Raposo, este era o volume captado pela empresa para abastecer a Serra e zona norte de Vitória.

Tanto que toda a água que chegava no ponto de captação nesta quarta estava sendo utilizada pela Cesan, não sobrando qualquer vazão para o trecho final do rio, que formam os manguezais das regiões do Lameirão e Ilha das Caieiras em Vitória.

Na tarde desta quarta (04) o Santa Maria estava assim no ponto de captação em Queimado. Foto: Bruno Lyra
Na tarde desta quarta (04) o Santa Maria estava assim no ponto de captação em Queimado. Foto: Bruno Lyra

A situação é tão dramática que, por falta de força, a água do mar vem invadindo o Santa Maria e já está na barreira que a Cesan fez no distrito de São José do Queimado, entre Serra e Cariacica. Fato que gera risco de salinização da água que abastece a população da Serra, zona norte de Vitória, Praia Grande em Fundão e parte de Cariacica, áreas atendidas pelo manancial.

E a situação poderia estar pior, não fosse a reserva de água na represa da hidrelétrica de Rio Bonito em Santa Maria de Jetibá, cujo volume vem abaixando nas últimas semanas.

O ‘plano B’ da Cesan, o rio Reis Magos, também está com a vazão prejudicada pela seca. E as obras de captação, tratamento e distribuição deste manancial só devem ficar prontas no fim do ano, segundo Fabiana.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também