Estátua de Chico Prego ganha máscara em campanha contra a Covid-19

Compartilhe:
Chico Prego amanheceu de máscara nesta quarta (6). Foto: Divulgação
Chico Prego amanheceu de máscara nesta quarta (6). Foto: Divulgação

Uma forma bem criativa para divulgar a importância do uso de máscaras de prevenção ao novo coronavírus. A estátua marcante do guerreiro dos escravos, Chico Prego, considerado o mártir da revolta de escravos ocorrida na região do Queimado na Serra Sede, amanheceu de máscara nesta quarta-feira (06), utilizando o equipamento de proteção individual. A estátua fica na praça principal da Serra Sede.

A iniciativa partiu do servidor público Cézar Moraes e foi idealizada pelas secretarias  municipais de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir) e Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur).

O objetivo, neste momento de luta contra a Covid-19, é divulgar amplamente as formas de proteção contra o vírus, que se dá com o uso constante de máscaras e álcool 70%.

“Essas ações são importantes para ampliar a conscientização de que precisamos agir para conter a doença. Estamos reforçando a importância do uso de máscaras sempre que houver necessidade de sair de casa. Todos nós devemos fazer a nossa parte”, disse o prefeito Audifax Barcelos por meio de sua assessoria de comunicação.

Para quem não conhece a história a Insurreição de São José do Queimado foi liderada pelos escravos Chico Prego, João da Viúva e Elisiário Rangel, e ocorreu no dia 19 de março de 1849, há 171 anos. A revolta ocorreu porque o padre Gregório José Maria de Bene prometeu liberdade aos escravos que construíssem a igreja. Carta de alforria esta que seria dada no dia da entrega da obra. A promessa não foi cumprida e ocorreu a revolta.

Foram chamadas tropas de Vitória e do Rio de Janeiro para conter os rebelados, que foram presos. Elisiário conseguiu fugir da cadeia; João da Viúva e Chico Prego foram açoitados e enforcados, assim como a grande maioria dos revoltosos, que chegaram a cerca de trezentos. Hoje, Chico Prego tem uma escultura em uma praça, próximo do local onde foi enforcado, em 11 de janeiro de 1850.

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também