“Estamos reconstruindo a OAB”, diz Erica Neves na entrega da nova OAB de Vila Velha

Compartilhe:
Foto: Romulo Benha

A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Vila Velha (OAB-VV), reinaugurou nesta segunda-feira (1º), às 10h, sua sede totalmente renovada, após uma ampla reforma que incluiu melhorias estruturais e modernização dos espaços. O objetivo foi oferecer mais qualidade, conforto e eficiência aos serviços prestados à advocacia e à sociedade.

A solenidade contou com a presença da presidente da OAB-ES, Erica Neves, do diretor tesoureiro da OAB-ES, José Antônio Neffa Júnior, além de autoridades como o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, e o presidente do TJES, Samuel Meira Brasil Júnior. Também participaram o conselheiro federal da OAB, Flávio Cheim Jorge, e a diretora da OAB Nacional, a capixaba Cristina Cordeiro.

A presidente da OAB-ES, Erica Neves, ressaltou que a reinauguração representa um marco de valorização e respeito institucional. “Esta reforma representa um acerto institucional interno de valorização e respeito às subseções. A maior subseção do Estado não recebia os repasses da OAB. A primeira vez que vim aqui fiquei muito impactada, porque realmente o presidente Neffa não recebia o recurso. Esse foi o maior desrespeito que a OAB fez. Tinha um telhado vazando, mofo nas salas, cupim. Quando vi isso, eu disse: isso não vai acontecer. E o respeito institucional começou ali. O sistema OAB precisa respeitar os presidentes das subseções. O sistema OAB precisa ser respeitado. E enquanto eu estiver na OAB faremos esse acerto de contas. Fico feliz de reparar esse erro que foi feito com a advocacia de Vila Velha. Quem não entendeu isso, não entendeu a representação que estamos fazendo. Por isso estou muito feliz de estar aqui, presidente Larissa”, disse ao Tempo Novo.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Durante seis meses de obras, a sede passou por pintura completa, reparos para eliminação de mofo, substituição de mobiliário com mais de 20 anos de uso, modernização da marcenaria e instalação de placas em acrílico com a nova identidade visual da Subseção.

Ela também destacou a importância da atuação transparente e dialogada. “Hoje a advocacia está presente em todos os lugares. Acordo às 5 da manhã e faço questão de ir. Porque a advocacia precisa de uma Ordem proba, reta, transparente e que dialogue com todas as instituições. E nunca foi demais o diálogo. Com o diálogo estamos conseguindo com as secretarias estaduais benefícios para a advocacia. Com diálogo estamos fazendo a reconstrução do sistema judicial de forma protetiva da advocacia. Estamos melhorando e aprimorando junto o atendimento, até chegar à sala da OAB. Cada secretaria vai ter lá um funcionário para atender de forma vip a advocacia, presidente Samuel. Essa construção externa, pautada pelo diálogo, tem sido feita pouco a pouco e a gente já vê os benefícios para a OAB. A afirmação, prefeito Arnaldinho Borgo, é a seguinte: a Ordem já é outra. E eu não construo sozinha. Construo com toda a advocacia”.

Em outro momento, Erica enfatizou a transformação institucional vivida nos últimos meses. “Estamos há oito meses à frente da Ordem e passamos oito meses reconstruindo a imagem da OAB na sociedade e no sistema judicial, recuperando desse descrédito que estávamos seguindo, com o nome na lama”.

Já a presidente da OAB Vila Velha, Larissa Jabôr, reforçou a importância da revitalização da sede para os profissionais. “Sendo a maior subseção do Estado, era inviável receber autoridades e colegas em um espaço que já não condizia com a relevância da advocacia de Vila Velha. Hoje contamos com uma sede renovada, mais funcional e acolhedora. Mais do que reformas físicas, essa renovação simboliza valorização e reconhecimento, permitindo que possamos receber a todos de forma adequada, reforçando a grandeza da nossa instituição”, destacou.

Foto de Guilherme Marques

Guilherme Marques

Guilherme Marques é jornalista e atua como repórter do Portal Tempo Novo.

Leia também