Categories: Notícias

Estado vai transferir UTIN do Dório Silva para Vila Velha nesta quinta (08)

 

A Serra deve perder 26 UTI´s neonatais para Vila Velha. Foto: Divulgação

Clarice Poltronieri

Os 26 leitos UTI Neonatal do Hospital Dório Silva serão transferida para o Hospital e Maternidade Infantil de Vila Velha (Himaba), já nesta quinta-feira (8). A informação foi confirmada pelo Secretário de Saúde, Ricardo de Oliveira, em entrevista coletiva na tarde desta terça – feira (6).

A decisão não bem recebida por funcionários do hospital e comunidade serrana, que prometem se manifestar contra a transferência. Desde 2015 o Governo vem tentando transferir a UTI, mas por conta da repercussão negativa, acabou adiando.

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindisaúde), Jovânio Barbosa Oliveira, está surpreso com a rapidez da decisão. “Fomos todos pegos de surpresa com a informação de que a transferência será nesta quinta (8). O Governo do Estado vem com o discurso de transferir para o Himaba há tempos. A comunidade serrana será muito prejudicada, então faremos uma mobilização amanhã, às 9h, no auditório do Dório Silva”, avisa o sindicalista.

Do movimento popular da Serra, Jean Cassiano, confirmou que a mobilização marcada para esta quarta-feira (07) pode virar um protesto. “O Conselho Gestor do Dório e a Federação da Associação de Moradores da Serra (Fams), em conjunto com a sociedade civil organizada não vão aceitar que um equipamento como o Dório Silva seja fechado sem antes termos uma audiência pública. Deve acontecer uma paralisação total das vias e isso que pode chegar até o Palácio Anchieta”, diz o ativista.

A assessoria de imprensa do Governo do Estado disse que o objetivo da transferência é melhorar a qualidade no atendimento, afirmando que mães e bebês receberão toda infraestrutura no Himaba.

Acrescentou que após a transferência o Dório Silva receberá 177 leitos para urgência e emergência e ampliará serviços de hemodiálise, cirurgia ginecológica, reumatologia, nefrologia e hemorragia digestiva. Mas não deu prazo de quando estarão disponíveis à população.

Políticos da Serra reagem

O deputado estadual Bruno Lamas (PSB) protocolou hoje (06) um documento endereçado ao secretário estadual de Saúde, Ricardo de Oliveira, pedindo que não feche a unidade, sob o argumento de que a Serra é a cidade onde mais nascem crianças no ES e que o transporte de recém nascidos é de risco.

Bruno destaca ainda que o Dório também atende recém nascidos de cidades do norte e do interior do ES.

Já o futuro deputado estadual Jamir Malini (PP) – em 2017 ele herdará a vaga do deputado Cacau Lorenzoni, eleito prefeito de Marechal Floriano – disse que já pediu audiência com o governador Paulo Hartung (PMDB) e com o secretário Ricardo de Oliveira para pedir que cancelem a transferência.   

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

16 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

16 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

17 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

17 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

17 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

17 horas atrás