Estado registra 341 casos suspeitos do novo coronavírus

Compartilhe:
Estado já tem 13 confirmados. Foto: Divulgação
Estado já tem oito casos confirmados. Foto: Divulgação

Os casos suspeitos do novo coronavírus não param de subir no Espírito Santo. Para se ter uma ideia, em 24 horas, o número de pacientes que estão sendo investigados para saber se contraiu ou não a doença aumentou de 134 para 341. Até o momento, já foram oito casos confirmados e nenhuma morte.

Para tentar conter o avanço da doença, o Governo do Estado está anunciando medidas, como suspensão da circulação de ônibus com ar-condicionado, fechamento de cinemas, teatros e casas de shows e proibição de eventos com mais de 100 pessoas. Além disso, as aulas nas escolas estaduais também foram canceladas. Na Serra, as unidades de ensino municipais também estão sendo fechadas.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Já a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), disse por meio de nota, que durante uma reunião realizada na última segunda-feira (16), ficou decidido que será ampliada a limpeza dos veículos e dependências dos terminais do sistema Transcol com medida extra de utilização, sempre que possível, de hipoclorito de sódio (água sanitária), em especial em corrimãos, balaústres e alças.

Ainda segundo a Ceturb, nos banheiros dos terminais será disponibilizado dispensário de sabão líquido para higienização das mãos. Outra preocupação da companhia é com os profissionais que atuam no sistema – os rodoviários. Eles também serão orientados a “evitar o contato para evitar propagação de vírus”.

Como prevenir

Até o momento não há um tratamento específico para a doença, que é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Por isso, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias.

– Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão;

– Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;

– Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal;

– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também