Categories: Saúde

Estado segue com 41 pessoas curadas do coronavírus

Na foto, UTI do Hospital Jayme dos Santos Neves, que é referência no atendimento ao coronavírus. Foto: Divulgação / Sesa

Dos 349 casos confirmados de coronavírus no Espírito Santo, 41 pacientes já estão curados da doença. A afirmação é da Secretaria de Estado da Saúde que já registrou nove mortes pela Covid-19 no ES. A Serra segue com 76 casos confirmados e três óbitos causados pelo vírus.

Ainda segundo informações divulgadas pela Secretaria da Saúde, o Estado já registra casos de transmissão comunitária da doença, ou seja, quando não há como identificar a origem da contaminação. Dos casos confirmados, 41 pacientes já estão curados, 244 estão em isolamento residencial e 56 estão internados, sendo 39 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Sobre os pacientes curados da doença, a Sesa não passou muitos detalhes e afirmou ainda que os dados pessoais dos pacientes são invioláveis de acordo com a Constituição Federal, estando protegidos por sigilo pela Lei 13.709/2018, sendo vedada inclusive a divulgação de bairros em que se localiza a residência dos casos.

Serra já registra três mortes causadas pelo coronavírus

A Secretaria de Estado da Saúde já confirmou três mortes causadas pelo novo coronavírus na Serra. Trata-se de três idosos, sendo que dois deles morreram na última sexta-feira (10). Um deles tinha 61 anos e o outro 82, mas apresentavam comorbidades. Os dois estavam internados no Hospital Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras.

Conforme informado pelo TEMPO NOVO, na tarde desta sexta-feira, a Secretaria de Saúde tinha divulgado um boletim onde informava que a Serra tinha registrado sua segunda morte causada pelo coronavírus: um homem de 61 anos, que tinha comorbidade a hipertensão. Ele era morador da cidade, morreu na madrugada da sexta e foi enterrado no mesmo dia, num cemitério da cidade.

Um pouco mais tarde, três horas depois, a Sesa confirmou que mais um homem morreu por causa da doença. Ele também é idoso, tinha 82 anos, estava internado em Morada de Laranjeiras e possuía comorbidade, mas ainda não se sabe qual. Com isso, a Serra registra, no total, três mortes por Covid-19.

Vale lembrar que o primeiro óbito ocorreu no dia 2 de abril e foi de um homem, que tinha 57 anos. Na ocasião, o Estado informou que ele era obeso e também estava internado no Jayme dos Santos Neves. A Serra também foi a primeira cidade capixaba a registrar um caso fatal do coronavírus.

Casos confirmados e mortes no Espírito Santo

Segundo os dados mais recentes divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, a Serra tem 76 casos confirmados e 482 pacientes com suspeita da doença. Em todo o Espírito Santo, são 349 capixabas que foram infectados pela Covid-19. Além disso, foram confirmadas nove mortes causadas pela doença.

Veja formas de prevenção contra o coronavírus

A doença é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Como até o momento não há tratamento específico para a doença, é fundamental manter alguns cuidados como o isolamento social já recomendado pelo Governo do Estado e a etiqueta respiratória:

– Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão;

– Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;

– Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal;

– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

16 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

16 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

17 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

17 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

17 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

18 horas atrás