Estado necessita de mais de 87 mil doses de Coronavac para segunda dose dos capixabas

Compartilhe:
Para esta quinta-feira (5) está prevista a chegada de mais de 83 mil doses da Covishield (Oxford/Fiocruz. Foto: Divulgação

Quem está precisando tomar a segunda dose da Coronavac no Espirito Santo não está conseguindo fazer agendamento para receber o imunizante. Isto por conta da do cenário de escassez das doses do imunizante do Instituto Butantan em todo o Brasil.

No Espírito Santo, o governo do Estado divulgou que precisa de 87.749 doses da vacina para aplicar como segunda dose nos capixabas que estão com esquema em aberto.

O problema acontece devido ao desabastecimento do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) pelo Instituto Butantan, que acarretou no comprometimento da distribuição das segundas doses em todo território brasileiro.

A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (06), por meio da Resolução da Comissão Intergestores Bipartite de Nº048/2021.

Para dar continuidade à vacinação com a Coronavac, o Estado aguarda o envio de novas doses pelo Ministério da Saúde para a distribuição aos municípios.

Carregamento de 83.700 doses da Fiocruz

O Espírito Santo recebeu a 18ª remessa de vacinas contra a Covid-19. São 83.700 doses da Covishield (Oxford/Fiocruz) previstas para chegar no início da noite desta quinta-feira (06).

Além disso, o Estado pactuou com os municípios para darem início a Fase II do grupo de comorbidades, pessoas com deficiência permanente e gestantes e puérperas. Assim, a orientação é para que a partir desta quinta-feira (06), seja ampliada a vacinação também às pessoas com as comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde, na faixa etária de 50 a 59 anos.

As doses serão encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria da Saúde (Sesa) para cadastramento. A distribuição aos municípios da Região Metropolitana e para as regionais de saúde Norte, Sul e Central acontecerá na sexta-feira (07).

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também