Estado necessita de mais de 87 mil doses de Coronavac para segunda dose dos capixabas

Compartilhe:
Para esta quinta-feira (5) está prevista a chegada de mais de 83 mil doses da Covishield (Oxford/Fiocruz. Foto: Divulgação

Quem está precisando tomar a segunda dose da Coronavac no Espirito Santo não está conseguindo fazer agendamento para receber o imunizante. Isto por conta da do cenário de escassez das doses do imunizante do Instituto Butantan em todo o Brasil.

No Espírito Santo, o governo do Estado divulgou que precisa de 87.749 doses da vacina para aplicar como segunda dose nos capixabas que estão com esquema em aberto.

O problema acontece devido ao desabastecimento do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) pelo Instituto Butantan, que acarretou no comprometimento da distribuição das segundas doses em todo território brasileiro.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (06), por meio da Resolução da Comissão Intergestores Bipartite de Nº048/2021.

Para dar continuidade à vacinação com a Coronavac, o Estado aguarda o envio de novas doses pelo Ministério da Saúde para a distribuição aos municípios.

Carregamento de 83.700 doses da Fiocruz

O Espírito Santo recebeu a 18ª remessa de vacinas contra a Covid-19. São 83.700 doses da Covishield (Oxford/Fiocruz) previstas para chegar no início da noite desta quinta-feira (06).

Além disso, o Estado pactuou com os municípios para darem início a Fase II do grupo de comorbidades, pessoas com deficiência permanente e gestantes e puérperas. Assim, a orientação é para que a partir desta quinta-feira (06), seja ampliada a vacinação também às pessoas com as comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde, na faixa etária de 50 a 59 anos.

As doses serão encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria da Saúde (Sesa) para cadastramento. A distribuição aos municípios da Região Metropolitana e para as regionais de saúde Norte, Sul e Central acontecerá na sexta-feira (07).

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também