Categories: NotíciasSaúde

Estado não sabe dizer motivo de aumento em casos de Dengue

A Serra já registrou mais de seis mil casos confirmados da doença, no mesmo período de 2018, eram apenas 334. Foto: Fiocruz

Mesmo com a explosão nos casos de Dengue em todo o Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) não sabe dizer o motivo ou quais seriam as possíveis causas para este aumento tão alarmante. Só este ano, a Serra já registrou mais de seis mil casos confirmados da doença, no mesmo período de 2018, eram apenas 334.

Mas o aumento não é só no município da Serra. O último boletim divulgado pela Sesa, mostra que foram notificados 22.677 casos de dengue em todo o estado. A Serra está entre as 09 cidades com alta incidência acumulada das quatro últimas semanas epidemiológicas. Além disso, o município é o único da Grande Vitória a aparecer nesse ranking.

Para entender melhor as possíveis causas deste aumento, o TEMPO NOVO procurou a Secretaria de Estado da Saúde com as seguintes perguntas: “como a Secretaria de Saúde do ES explica esse aumento nos casos e quais são as possíveis causas para este crescimento?”. Alguns minutos depois, por telefone, uma assessora disse que a Sesa não podia responder estas perguntas e não sabe o motivo do aumento nos casos.

Questionada novamente pela reportagem, a assessora insistiu que a Sesa não iria responder essas perguntas e sugeriu que o TEMPO NOVO entrasse em contato com a Prefeitura da Serra para que o município esclareça essas dúvidas.

A reportagem conversou com o diretor do Centro de Vigilância Ambiental em Saúde, Gilberto Mário dos Santos, que explicou algumas das razões para o aumento nos casos. De acordo com Gilberto, a dengue tem quatro variações de sorotipo e o tipo 2 não era visto no estado havia mais de 10 anos. Como a população não estava tendo contato com o vírus, ela ficou mais suscetível para contrair a doença. “As chuvas que tivemos e a chegada do tipo 2 da dengue são alguns dos motivos para este aumento nos casos da doença. Esse é o tipo mais grave da doença e o que causa mais complicações, mas não era visto no estado havia muito tempo. Com isso, muitas pessoas estão tendo contato com o vírus pela primeira vez”, explica.

Gilberto acrescenta que o município segue com o risco de uma epidemia. “A Serra ainda está em alerta máximo. Essa fase de alerta antecede uma epidemia ou surto; então, estamos trabalhando para combater o avanço da doença. O combate ao mosquito transmissor foi intensificado desde dezembro, quando percebemos através das nossas armadilhas a presença do tipo 2. Se não tivéssemos feito isso, a situação estaria muito pior”, disse.

Leia também:

Dengue cresce ainda mais e Serra corre risco de epidemia

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás