
O que prometia ser a solução para um dos principais problemas da mobilidade urbana da Serra se transformou em um pesadelo para os motoristas. É fato, estamos falando das obras atrasadas do Complexo Viário de Carapina. Junho chegou e o Governo do Estado já afirmou que não vai cumprir sua mais recente promessa, que era de entregar a construção neste mês.
Por conta disso, a obra do Estado entra em seu 6º mês de atraso. O governo de Renato Casagrande (PSB) havia prometido entregar a construção em dezembro – não cumpriu; depois em maio – não cumpriu; após isso, culpou as chuvas e fez uma nova promessa: entregar em junho – também não cumpriu. Agora, estendeu o prazo para até o final de julho, ou seja, praticamente mais dois meses de atraso.
O Jornal Tempo Novo já noticiou, por diversas vezes, que as obras atrasadas estão causando um verdadeiro caos no trânsito da Serra. O engarrafamento gerado pela construção, inclusive, virou alvo de criminosos, que assaltam os motoristas que tentam chegar ao trabalho ou voltar para suas casas.
A nova promessa – vale destacar que é a quarta – foi dada pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) em resposta enviada ao portal de notícias A Gazeta. De acordo com o jornalista Vinicius Zagoto, a secretaria afirmou que as melhorias estão na fase final.
Explicou ainda que, concluída a concretagem, as etapas seguintes vão se concentrar na protensão (técnica utilizada para aumentar a resistência do concreto) e pavimentação do viaduto, além da instalação de calçada, ciclovia e iluminação. O serviço também segue nos demais equipamentos que serão entregues junto ao viaduto, como praças, pista de skate e ciclovia.
Questionada sobre o novo atraso, a secretaria explicou que houve uma reprogramação no cronograma e a previsão é que a inauguração do Complexo Viário de Carapina aconteça em julho.
Falta de retorno ao Jornal Tempo Novo
A Semobi não responde ao Jornal Tempo Novo sobre questionamentos do Complexo Viário de Carapina desde a publicação de matérias onde moradores cobravam o avanço da construção. Essas matérias, inclusive, foram solicitadas pelos próprios moradores – que como contribuintes possuem o direito de questionar o poder público.
Essa prática de não retornar demandas jornalísticas é comum por parte do Governo do Estado – na gestão de Casagrande – que opta por sempre que o assunto não for de interesse da gestão, ignorar sumariamente a demanda e não responder aos jornalistas.
Relembre as promessas e atrasos do Governo do Estado:
- Junho de 2022: obras são iniciadas e promessa é entregar em dezembro de 2022;
- Março de 2023: previsão da entrega mudou e foi para março;
- Maio de 2023: chuvas atrasam e obra fica para junho;
- Junho de 2023: cronograma muda e Semobi diz que obra fica para julho.
Entenda a obra do Complexo Viário de Carapina na Serra
A primeira fase da obra foi o trecho da antiga Reta do Aeroporto (chamada atualmente de Rodovia das Paneleiras). Foram realizadas implantação de três faixas por sentido, calçada e ciclovia no sentido Vitória, e calçada no sentido da Serra. Assim como serviços de drenagem, paisagismo e iluminação.
Já a segunda fase abrange o território da Serra até o viaduto que dá acesso à Rodovia do Contorno (BR 101). Por lá foram implantadas quatro faixas de rolamento por sentido, além de uma multiuso em cada sentido, que será utilizada para acesso às edificações e como baias de ônibus. Também foi implantada uma área de convivência e lazer com dez metros de largura no canteiro central.
A terceira e última etapa, da qual está em curso, corresponde à construção do viaduto para os novos acessos aos bairros Jardim Carapina e Eurico Salles. A região também receberá obras de urbanização, praça, ciclovias e semáforos inteligentes. O viaduto vai ligar a pista lateral sentido Vitória com a Avenida João Palácios, onde está localizado o Shopping Mestre Álvaro.
A obra é uma das soluções apresentadas pelo Governo como forma de diminuir o tempo de deslocamento Serra x Vitória, dando fluidez a um dos principais gargalos que é o afunilamento das pistas após o viaduto que dá acesso ao Contorno de Vitória, em especial no cruzamento sentido do Hospital Vitória Apart que liga com a Avenida Norte Sul.

