
O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, na tarde do último domingo (27), da entrega de instrumentos musicais a agremiações do samba capixaba. Foram entregues kits com instrumentos de bateria para 12 agremiações no valor total de R$ 10 mil por escola, visando o fomento à manutenção do samba e carnaval nas comunidades.
Foram contempladas as agremiações: Pega no Samba, Unidos de Jucutuquara, Andaraí, Chegou o Que Faltava, Imperatriz do Forte, Mocidade da Praia, Novo Império, Independente de São Torquato, Mocidade Unida da Glória, Unidos da Piedade e Chega Mais.
Da Serra, a Império de Fátima recebeu o kit do Estado contendo instrumentos de bateria, entre surdos, caixas de guerra e chocalhos.
Ao todo, o Instituto Raízes está promovendo a doação de 487 instrumentos musicais para as escolas de samba.
Leia também
Ao longo do ano, as agremiações vão realizar oficinas rítmicas para suas comunidades, além do trabalho de formação com a temática sobre Políticas de Drogas com equipamentos sociais de cada comunidade e com os próprios ritmistas.
Em sua fala, o governador Casagrande destacou a parceria com as escolas de samba capixaba e a Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge). “Acreditamos no Carnaval capixaba e no potencial de vocês. Temos gente responsável, talentosa e comprometida. Enquanto eu for governador, podem contar integralmente comigo. O Carnaval é uma festa empreendedora e sabemos de sua importância para as comunidades, para a nossa cultura e Turismo. Vamos continuar!”, pontuou.
O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, lembrou a importância dos saberes e práticas dos artistas populares das agremiações. “As atividades com os instrumentos no ensino da música vão possibilitar a promoção da cidadania para jovens, adolescentes e crianças, proporcionando aos participantes fazerem parte da história de um momento muito especial do samba capixaba”, disse.
O evento realizado na quadra da agremiação Pega no Samba, que fica localizada no bairro Consolação, na Capital, teve a participação de membros das Velhas Guardas do Carnaval capixaba, além de presidentes, diretores e representantes das baterias das escolas capixabas.
O evento foi realizado pelo Instituto Raízes, contemplado no Chamamento de Ações para o Carnaval Capixaba, promovido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e de Direitos Humanos (SEDH).

