Estado dá licença para Arcelor construir usina de dessalinização

Compartilhe:
Vista aerea da ArcelorMittal Tubarao. Foto: Mosaico Imagem/ArcelorMittal
Vista aérea da ArcelorMittal Tubarão. Foto: Mosaico Imagem/ArcelorMittal

Apresentado pela ArcelorMittal Tubarão em 2019, o projeto para instalação da unidade de dessalinização da água do mar foi aprovado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). A usina será instalada em Vitória.

Os equipamentos já estão em processo de fornecimento e o início das obras civis está previsto para o mês de abril, devendo ser concluído em até 12 meses. A unidade tem capacidade de produção de até 500m³/h de água industrial para a usina, reduzindo, em caso de racionamento, a demanda da empresa pela água doce do rio Santa Maria da Vitória, fornecida pela Cesan.

Com investimentos da ordem de R$ 50 milhões, a unidade contemplará sistemas de: captação e bombeamento de água do mar, pré-tratamento com filtração, dessalinização por osmose reversa e armazenagem e distribuição da água produzida (água dessalinizada). Durante sua execução, a obra vai gerar cerca de 220 postos de trabalho.

Os objetivos principais da Arcelor é aumentar a segurança hídrica e garantir a estabilidade operacional, colocando a empresa na vanguarda da Gestão Hídrica não só no Espírito Santo, como também no Brasil e no segmento siderúrgico mundial.

O processo de licenciamento ambiental para a obra foi realizado junto ao Iema e passou pelas fases de elaboração do Termo de Referência (TR), Plano de Controle Ambiental (PCA) e Licença Prévia.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também