Categories: Notícias

Estado avalia multar e até cassar registro de quem abrir comércio

A medida foi anunciada neste sábado (28) pelo governador Renato Casagrande. Foto: Ana Paula Bonelli

O Governo do Estado avalia multar e até cassar registro de comércio considerado não essencial durante a vigência das medidas de restrição para controlar a pandemia de coronavírus. E prefeitos que, por conta própria, estão baixando decreto determinando a abertura do comércio nas cidades que administram, também podem ser responsabilizados.

É o que afirmou o governador Renato Casagrande (PSB) durante coletiva à imprensa na manhã deste sábado (28), onde apresentou medidas para ajudar empreendedores a enfrentar a crise.

Casagrande disse que por enquanto, o governo irá apenas orientar os comerciantes, mas não descarta medidas mais duras. Destacou que a Polícia, Bombeiro e até o Exército estão fazendo esse trabalho de orientação.

“É legítimo que as pessoas queiram abrir seus comércios. Mas é preciso respeitar protocolos técnicos. Não estamos brincando de fechar. Fizemos análises técnicas. É preciso proteger a vida dos capixabas”, justificou.

Questionado em relação às prefeituras de Marataízes e Muqui, que resolveram liberar o comércio na semana que vem, Casagrande alertou que o decreto estadual sobre o fechamento estará sendo desrespeitado. E lembrou que o Ministério Público está acompanhando, inclusive já teria enviado nota recomendatória à Amunes sobre a situação.
“Os prefeitos precisam assumir papel de liderança. Não podemos falar só com quem nos pressiona, mas com toda a sociedade. Temos que fazer o correto”, criticou.

Casagrande também voltou a criticar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que vem pedindo a reabertura do comércio e o isolamento vertical ao invés do horizontal, contrariando recomendações de médicos, cientistas, do próprio Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“O presidente Bolsonaro tem que ser responsabilizado caso se desorganize o sistema de saúde do país”, disse o governador.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

15 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

15 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

16 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

16 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

16 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

16 horas atrás