Estado avalia multar e até cassar registro de quem abrir comércio

Compartilhe:
camelôs, depois da ação da Prefeitura na última segunda (16). Foto: Ana Paula Bonelli
A medida foi anunciada neste sábado (28) pelo governador Renato Casagrande. Foto: Ana Paula Bonelli

O Governo do Estado avalia multar e até cassar registro de comércio considerado não essencial durante a vigência das medidas de restrição para controlar a pandemia de coronavírus. E prefeitos que, por conta própria, estão baixando decreto determinando a abertura do comércio nas cidades que administram, também podem ser responsabilizados.

É o que afirmou o governador Renato Casagrande (PSB) durante coletiva à imprensa na manhã deste sábado (28), onde apresentou medidas para ajudar empreendedores a enfrentar a crise.

Casagrande disse que por enquanto, o governo irá apenas orientar os comerciantes, mas não descarta medidas mais duras. Destacou que a Polícia, Bombeiro e até o Exército estão fazendo esse trabalho de orientação.

“É legítimo que as pessoas queiram abrir seus comércios. Mas é preciso respeitar protocolos técnicos. Não estamos brincando de fechar. Fizemos análises técnicas. É preciso proteger a vida dos capixabas”, justificou.

Questionado em relação às prefeituras de Marataízes e Muqui, que resolveram liberar o comércio na semana que vem, Casagrande alertou que o decreto estadual sobre o fechamento estará sendo desrespeitado. E lembrou que o Ministério Público está acompanhando, inclusive já teria enviado nota recomendatória à Amunes sobre a situação.
“Os prefeitos precisam assumir papel de liderança. Não podemos falar só com quem nos pressiona, mas com toda a sociedade. Temos que fazer o correto”, criticou.

Casagrande também voltou a criticar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que vem pedindo a reabertura do comércio e o isolamento vertical ao invés do horizontal, contrariando recomendações de médicos, cientistas, do próprio Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“O presidente Bolsonaro tem que ser responsabilizado caso se desorganize o sistema de saúde do país”, disse o governador.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também