Estado abre 5 mil vagas para tirar nova carteira de identidade gratuitamente

Compartilhe:
Serra Mutirão Carteira de identidade
Crédito: Divulgação
Estado Mutirão Carteira de identidade
O Estado abriu 5 mil vagas para tirar a nova carteira de identidade gratuitamente. Crédito: Divulgação

A Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) anunciou um aumento nas vagas disponíveis para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A partir de maio, serão disponibilizadas mais de 5.500 vagas por semana, o maior número desde que os agendamentos começaram em julho de 2022.

Diariamente, espera-se que mais de mil vagas sejam abertas para os residentes da Grande Vitória através do site AgendaES.

Nos outros municípios do estado, o serviço é prestado por ordem de chegada nos Postos de Identificação. No entanto, a PCIES informou que os Cartórios de Registro Civil em breve também oferecerão vagas através do sistema AgendaES, com horários que serão estabelecidos e anunciados posteriormente, adicionando cerca de 500 vagas semanais.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

“Essa tratativa está em fase final de implementação. Ressaltamos que o atendimento nos cartórios exige o pagamento de custas ao próprio cartório, no valor aproximado de R$ 45 (mais impostos, a depender do município), pago diretamente no estabelecimento”, esclareceu a Polícia Científica.

Nova carteira de identidade

O modelo antigo da Carteira de Identidade permanecerá válido até o dia 23 de fevereiro de 2032, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo. Os cidadãos podem continuar a utilizar o documento até essa data, contanto que ele esteja em condição física adequada e legível.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também