Estado abre 3.500 vagas para tirar carteira de motorista de graça; veja como se inscrever

Compartilhe:
Carteira de motorista Estado
Crédito: Divulgação
Carteira de motorista Estado
CNH Social, do Governo do Estado, oferta carteira de motorista de graça para moradores da Serra. Crédito: Divulgação

O Governo do Estado vai anunciar, nesta terça-feira (18), o lançamento da 2ª fase do Programa CNH Social 2023. Serão disponibilizadas mais 3.500 vagas para pessoas que queiram obter a carteira de motorista gratuitamente.

Os interessados poderão se inscrever para obter a primeira habilitação nas categorias A (motocicleta) ou B (carro). Para aqueles que já são habilitados, há a possibilidade de adição da categoria A ou B e a mudança de categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).

As vagas são destinadas a pessoas de baixa renda e cadastradas em benefícios sociais que desejam obter a carteira de motorista. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

A relação final dos selecionados para a matrícula no programa será divulgada no site do Detran|ES. 

Requisitos para participar do CNH Social

  • Ter mais de 18 anos;
  • Saber ler e escrever;
  • Possuir CPF e Carteira de Identidade ou equivalente;
  • Comprovar domicílio ou residência no Estado do Espírito Santo;
  • Não estar judicialmente impedido de possuir a CNH;
  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com dados atualizados até 16 de junho de 2023;
  • Possuir renda familiar de até 02 (dois) salários mínimos;
  • Não possuir deficiência que impeça a obtenção da CNH.

Passo a passo para inscrição

Para se inscrever, o interessado deverá acessar o site www.detran.es.gov.br, entrar no banner ou no botão do programa CNH Social na página principal e inserir as informações pessoais solicitadas. Todos os dados informados devem conferir precisamente com as informações constantes no CadÚnico.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

O candidato deverá selecionar, também, a categoria desejada, entre as seguintes opções: Primeira Habilitação categoria A (moto) ou Primeira Habilitação B (carro) para quem ainda não é habilitado. Quem já tem carteira de motorista poderá selecionar Adição de categoria A (moto), Adição de Categoria B (carro), Mudança para Categoria D (ex.: van e ônibus) ou Mudança de Categoria E (ex.: caminhão e carreta). Vale destacar que, após realizada a inscrição, não é possível modificar a categoria escolhida.

As vagas são distribuídas da seguinte forma: 40% para a primeira habilitação (A ou B); 20% para a Adição de Categoria A ou B; e 40% para a Mudança de Categoria D ou E. O objetivo é dar um foco na capacitação profissional, visando oportunizar aos condutores a inserção no mercado de trabalho e o aumento da empregabilidade.

Seleção

A seleção dos candidatos é realizada de forma eletrônica, sem interferência humana, de acordo com os critérios do programa e com base nas informações fornecidas pelos próprios beneficiários no CadÚnico, considerando os critérios de menor renda per capita; maior número de componentes no grupo familiar; candidatos com Ensino Fundamental completo; beneficiário do Bolsa Família; e data e hora de inscrição.

Cursos especializados junto com carteira de motorista

Como novidade, o Detran ainda anunciou que novos cursos especializados para formação de Condutores profissionais serão acrescidos aos que já são oferecidos aos beneficiários do programa, agora com foco em condutores da categoria A (motocicleta).

A solenidade de lançamento vai acontecer na manhã desta terça-feira (18), no Palácio Anchieta, em Vitória.

Na mesma ocasião, será lançado o programa “Tudo no mesmo lugar”, que possibilitará ao comprador e/ou vendedor de veículos realizar todos os serviços em um só lugar quando comercializado em concessionárias, distribuidores autorizados e revendas, diminuindo o tempo de espera para a conclusão dos procedimentos de transferência de propriedade.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também