Estação Espacial vai passar pela Serra e poderá ser vista por moradores nesta semana

Compartilhe:
Imagem feita de dentro de ônibus espacial em 2011 mostra a ISS. Foto: Divulgação
Imagem feita de dentro de ônibus espacial em 2011 mostra a ISS. Foto: Divulgação

A Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) poderá ser vista por moradores da Serra ao longo desta semana. O melhor de tudo é que nem será preciso equipamentos específicos, como telescópio, já que a estrutura ficará visível a olho nu para quem quiser acompanhar sua aparição. Sendo assim, basta acompanhar os horários concretos e ficar de olho no céu.

Para quem não sabe o que é a ISS, nós explicamos: a estrutura fica na baixa órbita terrestre, a uma altitude de 400 quilômetros e é um laboratório espacial gigante que percorre o globo a uma velocidade de 27.700 km/h, completando 15,70 voltas em nosso planeta, todos os dias. A estação é um dos maiores experimentos científicos já realizados no espaço, até os dias de hoje, e custou US$ 150 bilhões. Atualmente, astronautas estão no local.

De vez em quando, ela pode ser vista por todo o Brasil. E é isso que ocorrerá durante os próximos dias. Nesta terça-feira (15), a ISS ficará visível às 18h27 na Serra. Os serranos poderão observá-la durante quatro minutos. Na quarta (16), a estrutura também poderá ser vista a olho nu, mas durante a madrugada, às 04:24 e pela tarde, às 17h40.

[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]

Já na quinta-feira (17), serranos poderão acompanhar a estação às 18h30. Por fim, na sexta, às 17h42, a Estação Espacial também estará ‘dando uma passada’ por aqui, e dessa forma, oferecer mais uma chance aos serranos que queiram acompanhar o evento.

É muito importante lembrar que para que seja possível enxergar a Estação Espacial Internacional, o tempo deve estar estável e sem nuvens. Além do mais, o ideal é que você esteja em um lugar com pouca luminosidade artificial.

A Agência Espacial Americana (Nasa) fornece informações sobre a estação em tempo real através de aplicativos parceiros. Um deles é o ISS Detector, que pode ser baixado clicando aqui para Android e aqui para IOS. Também existe o ISS Live Now (Android ou IOS). Os dois oferecem, além desses detalhes, imagens ao vivo e gravados do planeta sendo visto pela ISS.

Vale destacar que especialistas dizem que é preciso procurar um ponto brilhante no céu, como uma estrela, que se movimenta de maneira rápida e em linha reta, para conseguir encontrar a ISS.

Confira os horários: 

Terça-feira (15)

  • 18:27:55

Quarta-feira (16) 

  • 4:24:30
  • 17:46:54

Quinta-feira (17)

  • 18:30:53

Sexta-feira (18)

  • 17:42:40

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também