Nossa Bolsa 2023: aberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera

Compartilhe:
bolsa
Estudantes de todo Brasil, fazem o segundo dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio
bolsa
O investimento é de mais de R$ 41 milhões na oferta de cerca de 1.000 bolsas do programa Nossa Bolsa 2023, que cobrem 100% das mensalidades. Foto: Agência Brasil

Para quem não conseguiu uma vaga nas 1ª e 2 ª chamadas do processo seletivo para o programa Nossa Bolsa 2023, já pode realizar o cadastro para disputar as bolsas remanescentes do Programa. O prazo para se cadastrar na lista de espera, última etapa do edital de seleção, é até quarta-feira (22).

A seleção das bolsas remanescentes será por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2018 e 2022, que o interessado optou por usar na seletiva no ato da inscrição no edital.

Os candidatos interessados em participar da lista de espera podem demonstrar o interesse por meio do site www.fapes.es.gov.br/nossabolsa até a próxima quarta-feira (22). O resultado será divulgado na próxima sexta-feira (24), no mesmo site.

Uma novidade desta edição na lista de espera é a possibilidade de o inscrito que não conseguiu vaga alterar o curso escolhido para disputa do processo seletivo. Dessa forma, mesmo que o curso escolhido incialmente não tenha bolsas remanescentes, o interessado poderá trocar o curso e concorrer as vagas excedentes disponíveis.

+ Brasil desaba em ranking da felicidade

O edital Nossa Bolsa 2023 é uma parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) com a Secretaria da Educação (Sedu) e disponibilizou 54 cursos distribuídos em 33 instituições de Ensino Superior privadas, localizadas em todas as regiões do Estado. O investimento é de mais de R$ 41 milhões na oferta de cerca de 1.000 bolsas integrais, que cobrem 100% das mensalidades. O valor é proveniente do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Sedu e vai custear os cursos de graduação que duram, em média, seis anos.

Casos de sucesso de bolsistas pelo Nossa Bolsa

Patrícia de Jesus Gomes, de 25 anos, é moradora da Serra e está no 3º período do curso de Engenharia de Produção, na Faculdade Estácio de Sá de Vitória. A universitária atribui ao Nossa Bolsa a realização do sonho de fazer a graduação. “Eu sempre quis fazer o Ensino Superior, porque sei da importância de se ter a faculdade no currículo. Fiquei desempregada e essa oportunidade da bolsa de estudos veio no momento certo. Vou me especializar para conseguir um bom trabalho”, contou.

O publicitário Estevão Garcia, de 22 anos, concluiu a graduação em Publicidade e Propaganda na Faesa, em Vitória, no 2º semestre de 2021, e já atua profissionalmente na área. “Se não fosse pelo Nossa Bolsa eu e minha família não teríamos condições financeiras de pagar minha faculdade. Me formei no curso que sempre quis e hoje atuo como produtor e diretor em um estúdio de podcasts”, explicou.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também