Espírito Santo recebe cinco unidades móveis odontológicas do Governo Federal

Compartilhe:
dentista

O Espírito Santo receberá cinco das 400 unidades odontológicas móveis distribuídas pelo Governo federal, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (21). Os novos veículos vão beneficiar 1,4 milhão de pessoas, em 400 municípios do país. A iniciativa faz parte do projeto Brasil Sorridente, que pretende levar acesso à saúde bucal em regiões rurais, remotas e de difícil acesso, como indígenas, quilombolas, pessoas em situação de ruas, assentadas e outros.

Do total de unidades odontológicas, o Nordeste vai receber 207 veículos, o Norte ficará com 95 unidades, Sudeste (45), Centro-Oeste (32) e Sul (21). Até 2026, outras 400 unidades devem ser entregues, segundo informações do Governo. Os municípios contemplados foram selecionados com base em critérios de vulnerabilidade socioeconômica, extensão territorial e proporcionalidade regional.

Como funcionam as Unidades Odontológicas Móveis

A Unidade Odontológica Móvel pode oferecer tanto os procedimentos da atenção primária quanto, conforme a organização local, ações especializadas como tratamento endodôntico e a oferta de próteses dentárias.

Quando necessário, as pessoas atendidas também podem ser encaminhadas para continuidade do cuidado em serviços especializados, como os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e os Serviços de Especialidades em Saúde Bucal (Sesb), localizados no interior do país, com foco em municípios de até 20 mil habitantes.

Cada UOM é equipada com cadeira odontológica completa, aparelho de raio-x, ar-condicionado, frigobar, exaustor, gerador de energia, canetas de alta e baixa rotação, fotopolimerizador, um cirurgião-dentista e auxiliar e/ou técnico em saúde bucal; entre outros equipamentos essenciais para o atendimento odontológico.

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também