Esgoto vaza da rede da Cesan e contamina praia em Carapebus  

Compartilhe:
O esgoto que transborda da rede da Cesan/Ambiental Serra corre a céu aberto e atinge as areias da praia em Carapebus há semanas. Foto: Divulgação
O esgoto que transborda da rede da Cesan/Ambiental Serra corre a céu aberto e atinge as areias da praia em Carapebus desde a última semana. Foto: Divulgação

Pelo menos desde o último final de semana, esgoto que transborda da rede da Cesan/Ambiental Serra corre a céu aberto e atinge as areias da praia em Carapebus, próximo aos quiosques e ao acesso a Praia Mole.  A denúncia é do presidente da Associação de Moradores de Praia de Carapebus, Anderson Soares, que na última quarta-feira (05) foi ao local e registrou o fato em fotos em vídeo.

Segundo o líder comunitário, que disse ter acionado a fiscalização ambiental da Serra, a região vem sofrendo crônico de contaminação nas praias e lagoas por conta do atraso na conclusão do serviço de esgotamento sanitário. Carapebus e bairros vizinhos fazem parte da Área de Proteção Ambiental (APA) de Praia Mole, que inclui remanescentes de mata Atlântica, restinga e as lagoas do Baú e Carapebus, ambas poluídas por esgoto sem tratamento.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

“Ainda antes da entrada da Ambiental Serra (em janeiro de 2015) na Parceira Público Privada (PPP) com a Cesan para gerir o esgoto da cidade, a Cesan começou as obras de esgotamento nos bairros Praia de Carapebus, Balneário Carapebus e Lagoa de Carapebus. As obras foram atrasando e as pessoas, sem informação, passaram a ligar o esgoto nas redes já implantadas mas ainda sem operação porque faltavam as elevatórias para bombear esse esgoto para a estação de tratamento. Aí deu nisso”, relata Anderson.

O líder comunitário disse ainda que a Cesan havia prometido ligar duas elevatórios até dezembro e concluir uma terceira elevatória em janeiro de 2019. “O prazo que deram antes era até abril deste ano, mas não cumpriram. Pior é que o verão está chegando e esse esgoto atrapalha o turismo, os donos de quiosques estão preocupados. Sem contar que prejudica a saúde do morador. Deve ser por isso que a balneabilidade das praias próximas às lagoas Baú e Carapebus está imprópria, conforme estudo da Prefeitura da Serra”, aponta.

Em nota a prefeitura informou que notificou a Cesan e a Ambiental Serra para resolverem o problema. 

Empresa pede que morador não ligue antes de fim do serviço

Em nota divulgada pela assessoria de imprensa, a Cesan diz que a principal elevatória do sistema de esgotamento sanitário desta região entrou em operação no dia 19 de novembro, bombeando o esgoto para a estação de tratamento. Sendo a maior elevatória, grande parte da região já está sendo atendida. Elevatórias menores que ainda serão implantadas, já estão com as obras em andamento e a conclusão está prevista para o primeiro trimestre de 2019.

A empresa pede que os moradores aguardem a conclusão das obras onde ainda não foram finalizadas para interligar seus imóveis à rede da Companhia, caso contrário o esgoto será lançado no meio ambiente.

Confira o vídeo abaixo: 

https://www.facebook.com/jornaltemponovo/videos/2241024942818754/

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também