Esgoto contamina córregos e nascentes em Tubarão

Compartilhe:

 

O morador Delair Rossi denuncia a falta de cuidado com as águas. Foto: Renato Ribeiro

Por Renato Ribeiro

Moradores do Parque Residencial Tubarão, denunciam a poluição de córregos e nascentes da região do Civit. Lá não há rede de coleta e tratamento  de esgoto e água corre para a lagoa Jacuném.

Um morador que não quis se identificar, disse que com a ausência de rede coletora e da falta de orientação por parte da prefeitura, muitas residências fizeram a ligação diretamente na rede pluvial. “O córrego e as nascentes estão imundos. Há 15 anos as águas eram cristalinas, dava para ver os peixes. Nas chuvas de 2014 houve alagamento na região”, lembra.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Outro morador, Delair Rossi, diz que a situação joga para baixo a qualidade de vida das pessoas da região. “Em dias quentes o mau cheiro é insuportável. A quantidade de mosquitos na região gera risco de doenças. É o que mais preocupa e incomoda”, aponta.

A secretária de Meio Ambiente da Serra, Andreia Carvalho, diz que irá pessoalmente ao local junto com a equipe de fiscalização, para avaliar a situação do córrego e das nascentes do bairro.  Andreia ressaltou que é obrigatório para casas fora da rede de coleta ter fossa séptica com filtro, sob pena de multa.

Responsável pelo esgotamento da Serra desde o início de 2015, a concessionária Serra Ambiental diz que a meta é expandir coleta e tratamento de esgoto para todos os bairros em até nove anos.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também