Quem esteve na praia de Bicanga, na Serra, nesta quarta-feira (10), se deparou com uma cena preocupante: esgoto brotando debaixo da areia. O material minava do solo, subindo de baixo para cima, formando poças escuras com forte odor e deixando trechos do balneário impróprios para uso.
Ao perceberem as manchas escuras na areia, banhistas e moradores cavaram o local e constataram que a situação era ainda mais grave. Segundo relatos, a areia abaixo da superfície estava tomada por dejetos, apresentando coloração escura e mau cheiro intenso.
A moradora Rosalba Benevides, que denunciou o caso, relatou que o problema ocorre próximo a uma estação de tratamento de esgoto.
“O esgoto está simplesmente brotando da areia da praia. Quando usamos uma pá para abrir, vimos que existe um vazamento forte. Está jorrando esgoto na faixa de areia”, afirmou.
Leia também
O presidente da Associação de Moradores de Bicanga, Mário Celson de Souza Costa, explicou que a suspeita inicial é de que o esgoto tenha origem em uma ligação clandestina, mas também existe a possibilidade de o problema estar relacionado a outras questões.
“Não sabemos ao certo de onde vem o esgoto, por isso a empresa está conduzindo a investigação. A Ambiental Serra esteve aqui na quarta-feira (10) durante todo o dia, mas, com o anoitecer, os trabalhos precisaram ser interrompidos. O material foi coletado e enviado para análise. A equipe retornou na manhã desta quinta-feira (11), desta vez com máquinas para cavar e identificar a origem do transbordo. Estamos agindo rapidamente, comunidade e Ambiental juntos, para solucionar o problema o quanto antes”, afirmou.
Outro frequentador, que preferiu não se identificar, contou que equipes da Prefeitura da Serra e da Cesan foram chamadas ao local.
“Eles coletaram material para análise, mas não informaram o que estaria causando o vazamento”, disse.
Qual o motivo do vazamento de esgoto na praia?
Em nota ao Portal Tempo Novo, a Ambiental Serra, que é parceira público-privada da Cesan, informou que equipes estiveram na praia ainda na quarta-feira (10) para verificar a ocorrência. Porém, devido à maré alta, não foi possível concluir as inspeções.
A concessionária explicou que, nesta quinta-feira (11), as equipes retornaram ao local para dar sequência às investigações, com o objetivo de identificar a origem do lançamento irregular. Entre as hipóteses estão possíveis ligações clandestinas, rompimento em rede coletora ou outras falhas no sistema.
A Ambiental Serra também esclareceu que todas as unidades operacionais, como estações de tratamento e elevatórias, funcionam normalmente, sem registros de falhas.
O que diz a Prefeitura da Serra?
A Prefeitura da Serra também foi procurada para comentar o caso. Por nota, informou que a Secretaria de Meio Ambiente vai enviar uma equipe de técnicos ao local para verificar o fato e tomar as providências necessárias, caso seja constatado o vazamento de esgoto ou outro material nocivo ao meio ambiente.

