Escritores levam literatura para escolas da Serra a bordo de uma kombi

Compartilhe:
kombi
kombi
O projeto Cidade Literária utiliza uma simpática kombi – cujo nome é ‘Combiousa’ e é realizado por três escritores, Marciel Cordeiro, Suely Bispo e Márcio Miranda. Crédito: Divulgação

Um trio de escritores está percorrendo as escolas da Serra a bordo de uma kombi levando literatura e incentivando o hábito da leitura nos moradores da cidade.

A ação faz parte do projeto Cidade Literária que utiliza uma simpática kombi – cujo nome é ‘Combiousa’ e é realizada por três escritores, Marciel Cordeiro, Suely Bispo e Márcio Miranda. O projeto conta com participação também da Editora Cousa.

Os escritores capixabas falam sobre suas obras, seu processo de criação e também sobre assuntos ligados ao cotidiano das pessoas.

Nesta terça-feira (19), os escritores estarão na EMEF Belvedere e na EMEF Serrana, no dia 02 de abril levando o projeto para os estudantes.

O Projeto Cidade Literária é uma proposta de difusão literária, nas turmas da EJA das escolas públicas da Serra.

Receba os melhores eventos da semana no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Conheça os escritores

kombiMarciel Cordeiro

É escritor, bacharel em Serviço Social e mestrando em Ciências Sociais. Publicou o livro “Caminho para Texas” (2019) por meio do Edital de Produção e Difusão de Obras Literárias do Estado do Espírito Santo e “Essa coisa louca chamada amor” por meio do edital de publicação de obras do Município da Serra – Lei Aldir Blanc (2021), ambos pela Editora Cousa. Foi presidente do Conselho Municipal de Cultura da Serra no biênio 2021/2022. Desde o ano de 2015 atua em escolas públicas levando literatura através de projetos culturais.

kombiSuely Bispo

Nascida em Salvador (BA) mas radicada no Espírito Santo, é atriz, graduada em História e mestre em estudos literários pela Ufes. Autora dos livros “Resistência negra na Grande Vitória: dos quilombos ao movimento negro”, “Desnudalmas”, “Lágrima fora do lugar” e “Conversas com o silêncio”, além de publicações em coletâneas. Em 2016, interpretou a personagem Doninha, na novela “Velho Chico”, da TV Globo. Costuma aliar História, teatro e poesia. Seja na história, nas artes cênicas ou literatura, seus trabalhos geralmente se relacionam com a valorização da cultura negra.

kombiMárcio Miranda

É capixaba, morador de Cariacica, historiador, escritor e roteirista. Autor dos romances: “Conde Trápula: uma vítima da Tv em cores” e “Brazucas, Perdidos no Espaço: com muita pressa de chegar a lugar nenhum”; e do livro de contos: “O que é isso, Companheira?” (esse último em processo de edição). Todas as obras foram contempladas com editais de cultura da SECULT-ES 2020/2021/2022. Ainda possui publicações pela Academia Espírito-Santense de Letras.

 

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também