Escritora Joana Herkenhoff lança livro “Retratos com o tempo” nesta terça

Compartilhe:
Joana Herkenhoff
Joana Herkenhoff
Com temáticas variadas, o livro de Joana Herkenhoff vai desde lembranças da infância a memórias do período de isolamento social, os textos têm em comum o desejo de captura do tempo por meio da poesia. Crédito: Divulgação

Depois de ser lançado na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro, o livro “Retratos com o tempo”, de Joana Herkenhoff, publicado pela Editora Cousa, tem lançamento oficial no Espírito Santo nesta terça-feira (20), às 19h, no Brizz, um novo espaço cultural localizado na Enseada do Suá, em Vitória.

Além de sessão de autógrafos com a autora, o evento terá como atração uma performance com a atriz e poeta Suely Bispo e contará com a presença da Combiousa, centro cultural itinerante da editora, que serve como ponto de leitura, comercialização e promoção de atividades artísticas.

Publicado com recursos do Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura), por meio do edital de produção literária da Secretaria da Cultura (Secult), o livro “Retratos com o tempo” está dividido em três partes e reúne poemas escritos ao longo dos anos por Joana Herkenhoff, autora, professora e pesquisadora mineira radicada no Espírito Santo.

Com temáticas variadas, que vão desde lembranças da infância a memórias do período de isolamento social, os textos têm em comum o desejo de captura do tempo por meio da poesia. “São poemas-capturas, que flagram o instante, ensejam congelar imagens e cenas de viagens, tempos, mudanças. São poemas-memória”, afirma a escritora.

Receba os melhores eventos da semana no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Segundo ela, os poemas foram concebidos em diferentes momentos de sua trajetória, mas grande parte deles foi escrita em 2021, no período mais duro da pandemia de Covid-19. Entre esses poemas, destaca-se “Quarentena”, que aborda esse “tempo injusto, dado a poucos, subtraído de muitos”.

Apesar da presença dos poemas que, nas palavras da escritora, “insurgem contra o inexorável do tempo e da morte”, é a vida a tônica da obra – que se apresenta como um verdadeiro relicário de afetos que guarda em suas páginas notas de nostalgia, humor, ironia e poemas que soam como cartas de amor. Muitos deles, inclusive, com data e destinatário, como “Manoel”, poema que integra também a coletânea “Prêmio Off Flip 2014”.

“Datar e fazer as dedicatórias foi uma escolha para esse guardar, que é também compartilhar”, explica Joana. A decisão reflete não apenas a trajetória da escritora na literatura, como também as referências das quais se nutre, indo ao encontro da concepção de Conceição Evaristo – uma das poetas que a inspiram – de que a literatura negra é um lugar de memória.

+ Da Serra, Maylla Venturin representa o ES no Mundial de bodyboarding no Marrocos

Para Joana Herkenhoff, o lançamento da obra representa a concretização de um antigo sonho que teve de ser adiado em razão das múltiplas jornadas. “Sempre desejei me dedicar mais à escrita e publicar meus poemas, o que não consegui até então priorizar, sobretudo devido ao ritmo de trabalho, estudos, família, a vida, enfim, que para nós, mulheres, segue nos desdobrando e assim nos levando a adiar, quando não a abandonar sonhos e projetos. Não é por acaso que a despeito de muita luta e não desprezíveis conquistas, as mulheres escritoras seguem minoria no mercado editorial e na cena literária”, ressalta.

Com a publicação de “Retratos com o tempo”, a escritora deseja contribuir para a diversidade cultural artística local, ao fortalecer a representatividade feminina na cena literária do Estado, e fazer o mesmo que Evaristo e outras poetas fizeram por ela: “Encorajar outras pessoas, em especial mulheres, a escreverem e publicarem seus escritos”.

Além dos versos de Joana Herkenhoff, o livro reúne desenhos a bico de pena da artista e escritora Penha Franzotti Donadello e prefácio do professor José Hélder Pinheiro, professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba.

Serviço:

Lançamento do livro “Retratos com o tempo”, de Joana Herkenhoff

Quando: 20/02 (terça-feira)

Horário: às 19h

Local: Brizz, Rua Judith Maria Tovar Varejão, 411, Enseada do Suá, Vitória

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também