Escritor Thiago Cascabulho leva turnê da Coleção Douradinho para escolas e creches da Serra

Compartilhe:
coleção douradinho
As obras da coleção Douradinho abordam preservação das águas, poluição e regeneração ambiental, com linguagem acessível às crianças. Crédito: Divulgação

O escritor e educador ambiental Thiago Cascabulho desembarca na Serra para apresentar o projeto Coleção Douradinho a estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da rede municipal. Os encontros acontecem entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, passando por escolas e creches do município.

A turnê já percorreu Vitória e São Mateus, alcançando um público de 3.400 pessoas em 37 apresentações. Estão previstas ainda no ES, 38 novas sessões, que devem reunir mais de 3 mil crianças.

Literatura e educação ambiental

Voltada para a primeira infância e estudantes em fase de letramento, a Coleção Douradinho utiliza a literatura como ferramenta pedagógica para despertar a consciência ambiental. Entre as publicações de Cascabulho que integram o projeto estão:

  • Amiga Lata, Amigo Rio – 1ª Infância
  • Lua, Colar, Coral, Mar – 1ª Infância

As obras abordam temas como preservação das águas, poluição e regeneração ambiental, sempre com linguagem acessível às crianças.

Durante os encontros, o autor compartilha os bastidores da criação dos personagens Douradinho (o peixe cascudo), Zica (a tartaruga) e Jaci (o coral), conduzindo conversas lúdicas sobre meio ambiente.

coleção douradinho

Distribuição de livros e material didático

Neste ano, foram distribuídos 1.300 exemplares de cada livro e da cartilha pedagógica para escolas públicas das cidades participantes. O material também está disponível gratuitamente no site do projeto, em PDF, áudio e vídeo.

Educadores interessados podem ainda participar de um curso EAD com certificado, oferecido em parceria com a Pedagogia para Liberdade.

Memórias e inspiração

Thiago Cascabulho lembra que sua relação com o litoral capixaba inspirou parte da obra.“Esta será uma viagem mais que especial. Voltarei até Linhares, cidade onde, em dezembro de 2015, quando a lama do desastre no Rio Doce tinha recém chegado ao mar, vi uma enorme tartaruga de couro desovando na praia. Esse momento me inspirou a escrever o livro Lua, Colar, Coral, Mar”, contou o escritor.

Com os 10 anos do desastre de Mariana se aproximando, a Coleção Douradinho também prepara o lançamento do documentário Memórias da Terra Molhada, dirigido pelo cineasta Dario José, previsto para novembro. A produção vai destacar o papel da educação ambiental na primeira infância.

A Coleção Douradinho é um programa de incentivo à leitura e educação ambiental que atua em defesa das águas, direcionado a crianças de 5 a 8 anos. Entre 2025 e 2026, o projeto terá patrocínio da TAG e do Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e prevê:

  • Distribuição de 2.700 exemplares das obras infantis;
  • Realização de cerca de 130 encontros com o autor em 13 cidades capixabas.

Mais informações: www.colecaodouradinho.com.br

Site da Escola Douradinho: www.escoladouradinho.com

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também