Escória da Arcelor é jogada na beira da Juara

Compartilhe:
O resíduo industrial da Arcelor está às margens da maior lagoa da Serra. Foto: Divulgação leitor

 

O resíduo industrial da Arcelor está às margens da maior lagoa da Serra. Foto: Divulgação leitor

Bruno Lyra

Uma pilha de escória de alto forno da ArcelorMittal Tubarão foi jogado às margens da Lagoa Juara, que é área de preservação permanente. O material foi colocado na tarde da última quarta -feira (12) e vem sendo espalhado em ruas sem pavimentação do bairro Residencial Lagoa, na região de Jacaraípe.  

A pilha de escória está praticamente encostada no espelho d’água da lagoa. Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff), Claudiney Rocha, o temor é que os elementos químicos presentes na escória, resíduo industrial da produção de aço, aumentem os problemas ambientais na Juara, que sofre com esgoto e salinização excessivos.

“Com a chuva desta quinta-feira (13), a água passava sobre a escória e caía na lagoa. É um absurdo que esse produto seja usado para se espalhar em ruas, mas pior ainda é colocar na beira de uma lagoa”, critica.

Para a ativista do Movimento Ambiental da Serra, Luciana Castorino, a Arcelor deveria ter mais controle sobre o uso da escória que cede a terceiros. “Há escória nos alagados do Mestre Álvaro, em estradas rurais perto dos rios que abastecem a Grande Vitória. Isso é um risco para as pessoas e para o meio ambiente”, alerta.

O secretário de serviços da Serra, Guto Lorenzoni, disse que a prefeitura irá tirar a escória nesta sexta-feira (14) das margens da lagoa.

Já a ArcelorMittal disse, através da assessoria de imprensa, desconhecer a aplicação da escória na região. A reportagem enviou imagens para a empresa que insistiu em afirmar que não sabe que produto é aquele.  Há cerca de dois meses, a siderúrgica garantiu que escória não oferece risco à saúde e ao meio ambiente e que pode ser aplicada em aterros e melhorias de estradas não pavimentadas.         

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também