Escolas ensinam arte em Laranjeiras e viram espaço até de terapia

Compartilhe:
Jorvana Carvalho dá aulas de pintura em madeira. Foto: Fábio Barcelos
Jorvana Carvalho dá aulas de pintura em madeira. Foto: Fábio Barcelos
Jovana Carvalho dá aulas de pintura em madeira. Foto: Fábio Barcelos

Por Clarice Poltronieri

A arte pode tocar até os corações mais duros. Não é à toa que hoje as pessoas buscam as mais variadas formas de arte não só para admirar, adquirindo uma obra, como também para buscar autoconhecimento e terapia. Na Serra, aumenta o interesse pela arte e Laranjeiras tem se transformado em uma escola para iniciantes com vários ateliês onde são ministrados cursos.

Um deles é o da artista Tânia Santos que está no bairro há 15 anos e já teve até 40 alunos por turma, muitos em busca de terapia. Ela parou com as aulas por dois anos para produzir, mas agora retornou a pedido dos alunos. “Optei por criar workshops, onde o material está incluso no pacote, pois o material é caro (de 200 a 300 reais) e nem sempre o aluno quer prosseguir com a experiência. Dessa forma, há tempo dele descobrir se gosta da arte a ponto de investir nela. As oficinas são de pintura em tela, arte aplicada, recorte em MDF e outros”.

Tânia Santos oferece oficina de pintura para até dois alunos. Foto: Fábio Barcelos
Tânia Santos oferece oficina de pintura para até dois alunos. Foto: Fábio Barcelos

Tânia optou por trabalhar em oficinas com até dois alunos e, além de retornar com as aulas, ela mantém seus trabalhos em exposição. Seus trabalhos vão desde arte utilitária, até a arte moda – ela criou uma linha de roupas exclusivas, cujas estampas são impressões de suas obras.

Outra que mantém seu espaço em Laranjeiras é Jovana Carvalho que, além de produzir os mais diversos artesanatos, dá aulas de pintura em madeira para mulheres que têm entre 30 e 70 anos. “Tenho o ateliê há uns 11 anos e uma turma de alunas que me acompanha há tempos. A maioria chega até mim por orientação médica que indica arteterapia, mas outras vêm em busca de ocupação e aprendizado. Algumas alunas já até montaram seu próprio ateliê”, conta.

Jovana também ensina outras técnicas para as alunas e de vez em quando é convidada a participar de programas capixabas de televisão, onde dá dicas de como produzir algumas peças para decoração de casa.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também