Escolas e órgãos públicos podem ter coleta seletiva de lixo

Compartilhe:
Gandini é o autor das propostas. Foto: Divulgação

Tramita na Assembleia Legislativa os Projetos de Lei (PLs) 296/2023 (que envolve os órgãos públicos da administração direta e indireta) e 297/2023 (relativo à rede de ensino). As propostas pretendem obrigar órgãos públicos e escolas das redes pública e particular a implantarem o sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos. A iniciativa é do deputado estadual Fabrício Gandini (Cidadania), e os projetos devem ser votados após o recesso parlamentar, em agosto.

Conforme o texto, a obrigatoriedade vale somente nos municípios capixabas que já tenham implantado a coleta seletiva de resíduos sólidos, atendendo à Lei 12.305/2010, que institui a Política e o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, regulamentados pelo Decreto Federal 10.936, de 12 de janeiro de 2022.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

De acordo com a proposta do deputado, os referidos órgãos e as redes escolares devem implantar programas educativos sobre a importância da preservação do meio ambiente, da correta separação dos resíduos domésticos, industriais, farmacêuticos e de todo material descartado na vida cotidiana.

“A importância da coleta seletiva é justamente a redução dos impactos ambientais do consumo. Quando separamos o resíduo sólido (ou o que sobrou do que consumimos), facilitamos muito o seu tratamento e diminuímos as chances de impactos nocivos para o ambiente e para a saúde da vida no planeta, incluindo a vida humana”, reforça o deputado Gandini.

Caso os projetos sejam aprovados após o fim do recesso, que vai até o dia 1º de agosto, as instituições envolvidas terão 365 dias para o cumprimento da medida, contados a partir da publicação virtual da lei.

 

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também