Escola de Eurico Salles participa de Feira Brasileira de Ciência e Engenharia em SP

Compartilhe:
A Escola Estadual Belmiro Teixeira Pimenta foi a única do ES a participar da feira. Foto: Divulgação

O projeto de pesquisa “A influência da mídia sobre o adolescente: alimentação, saúde, humor e padrões de beleza”, desenvolvido pela Escola Estadual Belmiro Teixeira Pimenta, de Eurico Salles, na Serra, foi o único projeto, da rede estadual, a ser selecionado para apresentação na 15ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em São Paulo, que ocorreu entre nos dias 21 a 23 de março.

O projeto capixaba foi aprovado num universo de mais de dois mil projetos desenvolvidos por estudantes de todo o Brasil, em que 346 deles foram aprovados para participar como finalistas na Feira.

Para a professora de Atendimento Educacional Especializado Alessandra Martins dos Santos Verdin Bremer, que desenvolveu o projeto com os estudantes da Serra, a participação na Febrace foi uma experiência inovadora.

“Os alunos participantes alcançaram um nível de maturidade e comprometimento muito alto. Eles superaram as próprias limitações e ficaram extremamente envolvidos. Aprenderam que a Ciência está integrada em todas as disciplinas e a sua importância vai além da sala de aula”, contou, reforçando que já está desenvolvendo um novo projeto para o ano que vem.

O projeto

O projeto de pesquisa “A influência da mídia sobre o adolescente: alimentação, saúde, humor e padrões de beleza”, trata das relações entre a vida corrida adotada pelo adolescente no meio urbano – da escola para o trabalho, e de lá para o curso pré-vestibular –, a formação de uma geração cujos padrões de beleza e alimentares não abarcam valores nutricionais básicos a uma dieta e a uma vida saudável, o papel da mídia neste processo formativo, e a potência representada pelas tecnologias de informação e comunicação para a produção de ferramentas que auxiliem a conversão dessa realidade.

Com o auxílio de ferramentas como entrevistas estruturadas destinadas a alunos do ensino médio da rede estadual e estudantes universitários, psicólogos, nutricionistas, publicitários e antropólogos, foram levantados os principais problemas, as possíveis deficiências nutritivas, as variações de humor e a produção de padrões de beleza por meio de diagnóstico especialmente pela percepção dos mesmos.

Com o uso de planilhas de avaliação foi feito um levantamento de restaurantes disponíveis em praças de alimentação em shoppings centers, bem como a análise de sua popularidade em uma das mais utilizadas mídias sociais e na TV. O objetivo dessa atividade foi verificar sua influência sobre a escolha de alimentos saudáveis e junk food e a produção de gostos alimentares na comunidade adolescente e jovem entrevistada.

Os resultados apontam, entre outros dados, que os adolescentes que têm até 10 minutos para tomar café da manhã (42% dos entrevistados) preferem alimentos categorizados pelos pesquisadores como prejudiciais (55%), e que se alimentam sem regularidade ou ingerem apenas as três refeições diárias principais (68%). Um total de 68% dos entrevistados declarou sentir estresse ao não se alimentar.

Dos entrevistados, 64% possuem até 4 horas livres por dia, 36% praticam atividades físicas até 2 dias por semana, 69% gostam do próprio corpo, mas, quando questionados se mudariam algo em si, 68% deles disseram que sim.

Poucos deles acreditam que os meios de comunicação influenciam no modo de ser e estar (46%). A respeito dos padrões de beleza, 72% dos entrevistados acreditam que não são influenciados pela mídia.

A equipe que fez a pesquisa concluiu que é preocupante a rotina de alimentação de adolescentes e jovens, que recorrem, cada vez mais ao chamado “junk food” (“comida lixo”, numa tradução literal do inglês), que são alimentos muito calóricos e de pouco valor nutritivo. Para os pesquisadores, é possível reverter esse cenário agravante com maior conscientização sobre a influência que a alimentação e a mídia podem exercer sobre a vida das pessoas.

Febrace

Promovida anualmente, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) recebe projetos científicos de estudantes dos ensinos médio e técnico e conta com atividades voltadas para gestores e para os professores orientadores dos participantes, com o objetivo de despertar nos jovens o interesse pela ciência e de estimular a inovação e o empreendedorismo na educação básica.

Este ano, a feira contou com uma mostra de 346 projetos finalistas, desenvolvidos por estudantes de todos os estados do Brasil.

Os jovens tiveram seus projetos avaliados e aqueles que receberam as melhores classificações ganharam troféus, medalhas, bolsas e estágio, além de concorrerem a 70 bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq e a uma das vagas (nove projetos, máximo 15 estudantes) para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que será realizada em maio deste ano, em Los Angeles (EUA).

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também