ES apresenta SiMAPP em seminário da FGV

Compartilhe:
Foto: Divulgação/Ales
Foto: Divulgação/Ales

O Espírito Santo está sendo representado nesta semana em São Paulo no Seminário dos 10 anos do Centro de Monitoramento e Avaliação (M&A) de Políticas Públicas (CLEAR), promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O evento reúne especialistas, gestores públicos e pesquisadores de todo o país para discutir os avanços e desafios na avaliação de políticas públicas no Brasil.

O Estado foi convidado a apresentar suas experiências por ser considerado uma referência nacional e internacional na consolidação de uma cultura de M&A. O diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, é o responsável por representar o Espírito Santo na programação oficial.

Na palestra, o diretor vai compartilhar os aprendizados e avanços conquistados ao longo dos últimos 15 anos, período em que o Espírito Santo desenvolveu e aprimorou seu Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (SiMAPP).

Além da participação no seminário, Pablo também marcará presença no lançamento do livro Avaliar para Transformar. A obra reúne experiências relevantes de M&A no país e inclui um capítulo assinado por Pablo e pela Diretora de Gestão do IJSN, Katia Cesconeto, e por outros pesquisadores do instituto. O texto apresenta as estratégias e resultados obtidos pelo Espírito Santo na área.

Sistema capixaba organiza dados e orienta decisões estratégicas

Criado em 2017, o Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas do Espírito Santo (SiMAPP) tem como objetivo institucionalizar a prática de avaliação contínua das políticas públicas. Na prática, o sistema coleta, organiza e analisa dados sobre programas e ações do governo estadual, subsidiando decisões estratégicas e otimizando o uso de recursos públicos.

“O Espírito Santo é pioneiro na instituição de um sistema de monitoramento e avaliação de políticas públicas. Estamos caminhando para oito anos dessa sistemática, que permite ao governo avaliar e aprimorar suas políticas, melhorando também os gastos públicos”, explicou o diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, ao Tempo Novo.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Guilherme Marques

Guilherme Marques

Guilherme Marques é jornalista e atua como repórter do Portal Tempo Novo.

Leia também