Equipes capixabas se unem para ajudar gaúchos durante torneio de basquete na Serra

Compartilhe:
gaúchos Serra
gaúchos Serra
As arrecadações serão para a cidade de Caxias do Sul, e o motivo da escola é que o time gaúcho está na Serra participando do campeonato de basquete. Crédito: Agência Brasil/ricardo Stuckert

A campanha de solidariedade dos capixabas para ajudar o povo gaúcho, em razão das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul há dias, não para e chegou também no meio esportivo.

A Federação Capixaba de Basquete (Fecaba) e as equipes do Instituto Viva Vida (IVV/Cetaf), Saldanha da Gama e Álvares Cabral se juntaram em uma campanha para enviar recursos para a cidade gaúcha de Caxias do Sul.

E o motivo para o município ter sido escolhido é simples: a presença da equipe do Recreio da Juventude, de Caxias do Sul, na disputa do Campeonato Brasileiro Interclubes de Basquete, que acontece na Serra, até sexta-feira.

Devido a dificuldade da logística para a entrega de donativos físicos, o objetivo da campanha é arrecadar recursos em dinheiro, via pix, para a Fundação Caxias, uma entidade social sem fins lucrativos, que tem o objetivo de centralizar o recolhimento e distribuição de donativos na cidade.

“Iniciamos a campanha para ajudar a população gaúcha neste momento difícil e achamos pertinente doar para Caxias do Sul até por ter essa convivência com o pessoal do Recreio durante toda essa semana. Passamos uma mensagem no grupo de whatsapp dos pais dos nossos alunos e também para outros amigos e amantes do basquete”, disse o vice-presidente da Fecaba, Rogério Machado.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Apoio fundamental

Técnico da equipe gaúcha na competição, Bruno Lopes explicou que, no momento, a situação em Caxias do Sul não é tão alarmante como em Porto Alegre, mas o momento ainda é delicado.

“Por ficar em uma serra, Caxias está um pouco melhor agora. O aeroporto da cidade é um dos poucos que, no momento, operam normalmente e é por lá que estão chegando as doações. Mas ainda há muita gente desabrigada e desalojada na cidade. O ginásio que nós treinamos, por exemplo, está servindo como abrigo para o povo que precisou deixar as suas casas”, disse.

Segundo o treinador, tanto a sua família quanto a dos atletas estão em segurança agora, mas ele fez questão de agradecer a iniciativa e ajuda do povo capixaba.

“Esse apoio é fundamental, uma iniciativa bem bacana, do pessoal do basquete e da Federação, que vai ajudar muito as pessoas da nossa cidade e da região. Apesar de a parte central da cidade não ter alagado, faltam alimentos e o pessoal que mora mais na periferia está sem nada. Vai ser demorado para reestruturar tudo, mas são esses gestos que fazem diferença”.

Atletas

Responsável por mais de 10 atletas, todos com idade abaixo de 19 anos, Lopes revelou que o esporte tem sido importante também para os meninos durante esse período. “A gente vem conversando muito com os atletas durante o período que estamos aqui. São meninos jovens, mas que já tem noção das coisas. Mas o esporte também é importante para que eles possam não pensar somente nessas coisas difíceis”, finalizou.

Serviço – Como ajudar e por onde doar?

Todas as doações em dinheiro, via pix, podem ser feitas diretamente para a Fundação Caxias.

Chave pix: atendimento@fundacaocaxias.com.br

Instagram da Fundação: clique aqui

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também