Categories: Mestre Álvaro

Entre a Rede e o arreio

Por Eci Scardini

O mercado político capixaba se agitou no final da semana passada com o lançamento da pré-candidatura do prefeito Audifax Barcelos por parte da Rede ao governo do ES, na eleição de 2018. Nessa época do ano, normalmente marcado pela apatia política, qualquer movimento ganha repercussão. E foi o que aconteceu.

Mas, efetivamente o que está por trás disso? Há uma necessidade extrema da Rede, a nível nacional, de ter um bom rendimento nas urnas, principalmente para deputado federal, e com isso obter o número mínimo de votos que a legislação exige para continuar a existir como um partido de respeito e não ficar embolado na ‘faixa de gaza’, com um monte de partidos nanicos, sem direito a fundo partidário e a tempo de televisão.

Esse é o temor de Marina Silva e sua turma. Como a Rede não vem atraindo nomes considerados ‘bons de voto’, a ordem é fazer barulho, e ‘lançar’ os principais cabeças do partido em cada estado a condição de candidatos a governadores, mesmo que não venha a ser. E assim está sendo feito no ES, com o prefeito Audifax.

No íntimo o prefeito sabe que ele não será candidato, a menos que o ‘cavalo passe arreado’, algo muito difícil para uma disputa de governador e Audifax não vai deixar para trás dois anos e nove meses de prefeito apenas para o partido fazer bonito nas urnas em 2018.

O que a Rede quer é emplacar a vice numa chapa provavelmente encabeçada por Renato Casagrande, que hoje, está mais próximo do PPS do prefeito de Vitória Luciano Rezende. Por isso houve essa alinhamento de Audifax com a senadora Rose de Freitas, é para valorizar o passe. É o jogo de forças do grupo “não-Hartung” se desenhando.

Já o governador Paulo Hartung (PMDB) fica lá no alto de sua majestade, com toda a sua habilidade, com um turbilhão de informações e com um saco de ‘bondades’ para ser lançado no ar a qualquer momento, mas que por enquanto a boca está amarrada. E o PSB de Renato Casagrande está lá, pronto para ser a tábua de salvação da Rede, assim como a nível nacional, mas deixando-os fazerem seus movimentos, que são legítimos.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

16 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

16 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

17 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

17 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

17 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

18 horas atrás