Direito e Cidadania

Entenda | Reclamações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Benefício Prestação Continuada Benefício Prestação Continuada O Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), garante um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. Diferentemente dos benefícios previdenciários, o BPC não paga 13º salário e não deixa pensão por morte. Para ter direito a ele, não é necessário ter contribuído para o INSS, o beneficiário do BPC e sua família devem estar inscritos no Cadastro Único antes de solicitar o benefício. A renda por pessoa do grupo familiar deve ser igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo. Além disso, as pessoas com deficiência devem passar por avaliação médica e social no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Banco Itaú, através de convênio com o governo federal, operacionaliza o benefício e oferece o Cartão BPC, que possibilita o recebimento do benefício mensal, saques em caixas eletrônicos, compras em estabelecimentos comerciais e pagamento de contas. Caso precise esclarecer dúvidas ou solicitar o BPC, você pode procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência.

+ Você conhece o contrato de namoro?

Acontece que algum beneficiário do BPC tem feito reclamações sobre a forma como o Banco Itaú, recentemente, tem conduzido a operação do benefício para seus usuários, entre estas reclamações destacam-se a mudança do tipo de conta benefício para conta corrente, inserindo, nesta mudança, título de capitalização na nova conta corrente, sem o pedido ou autorização dos beneficiários do BPC.

Caso seja o seu caso ou de algum familiar a emissão pelo Banco Itaú de Título de Capitalização (PIC) sem o consentimento do beneficiário, existem algumas ações que podem ser tomadas administrativamente:

Cancelamento por arrependimento: O PIC pode ser cancelado por arrependimento em até sete dias após a contratação, com estorno total dos valores pagos. Isso pode ser feito através do aplicativo do Itaú, Internet Banking ou pela central de atendimento em 4004-4444.

Suspensão de pagamentos: Se o beneficiário não desejar continuar pagando, é possível interromper os pagamentos pelo Internet Banking. Após interromper os pagamentos, é necessário solicitar o resgate do valor acumulado. Lembre-se de verificar se há multa contratual, especialmente se estiver dentro do período de carência.

Contato direto com o banco: Além disso, o beneficiário pode entrar em contato diretamente com o Banco Itaú pelo telefone 4004-4828 ou 0800-970-4828 para solicitar o cancelamento e resgate do PIC.

Caso o próprio Banco não resolva a questão administrativamente e seja necessário tomar providências legais, recomenda-se que o beneficiário consulte um advogado especializado em direito bancário ou do consumidor. O advogado poderá orientar sobre os procedimentos legais adequados e representar o beneficiário em qualquer ação judicial necessária.

Bruno Puppim

Bruno Puppim é advogado

Últimas postagens

ArcelorMittal confirma que tarifaço de Trump pode atrapalhar investimento de R$ 4 bilhões na Serra

O fim das cotas de isenção — pressionam diretamente a ArcelorMittal, que exporta 3,46 milhões de toneladas anuais de aço…

8 horas atrás

Comunicado – 06/05/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 06-05-2025 - 2 ediçãoBaixar

8 horas atrás

Ação educativa do Departamento de Trânsito aborda 176 motoristas da Serra

Um carro acidentado foi utilizado para alertar os motoristas sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool. Foto: Divulgação…

9 horas atrás

Saiba quais supermercados vendiam carne estragada e alimentos mofados na Serra

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Jornal Tempo Novo (@jornaltemponovo) Uma operação da Polícia Civil e do…

9 horas atrás

Serra terá aulas de zumba abertas ao público — veja como se inscrever

A professora Vanessa Marques (de blusa amarela) e parte de suas alunas. Foto: Divulgação/arquivo pessoal Moradores de Eldorado e adjacências…

9 horas atrás

Serra brilha no Estadual de Wrestling e mira cenário internacional

Os atletas da Serra conquistam medalhas no Estadual 2025 de Wrestling em Guarapari e já se preparam para o Campeonato…

9 horas atrás