Nesta semana, o Governo do Estado lançou o Plano Estratégico do ParklogBR/ES, considerado atualmente o principal conceito econômico em desenvolvimento no Espírito Santo. A proposta é articular uma região formada por 10 cidades, entre elas a Serra, para ampliar e consolidar um complexo arranjo logístico que, no futuro, poderá se tornar uma das principais portas de entrada e saída do comércio brasileiro, além de centro de movimentação de cargas, armazenamento e processamento de produtos.
Ou seja, o Parklog não é um projeto de ação isolada, mas sim uma plataforma logística integrada de padrão internacional. O conceito prevê a instalação de três portos, três aeródromos, a primeira Zona de Processamento de Exportações (ZPE) privada do Brasil, além da integração de ferrovias, rodovias e incentivos fiscais oriundos da área de abrangência da Sudene.
Centralizado em Aracruz, que concentra os investimentos em infraestrutura portuária, o Parklog envolve ainda os municípios de Colatina, Fundão, Ibiraçu, Jaguaré, João Neiva, Linhares, Marilândia, Serra e Sooretama. Cada um contribui de acordo com sua vocação econômica dentro do conceito proposto pela plataforma, em um esforço coordenado pelo Governo do Estado em parceria com a iniciativa privada.
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A plataforma é, sobretudo, uma oportunidade de diversificar a economia capixaba, ainda fortemente dependente das commodities. O principal articulador do projeto é o vice-governador Ricardo Ferraço, que compara esse novo ciclo de investimentos apenas à construção dos complexos da Vale em Tubarão e da Samarco.
“Nosso Estado está se preparando para o futuro, para oferecer ao Brasil soluções em logística. Isso é, sem dúvida alguma, um ganho direto para as pessoas, refletindo em mais oportunidades, empregos, renda e maior remuneração”, destacou Ferraço.
Parte integrante do projeto, a Serra será a porta de acesso do Parklog à Região Metropolitana. Embora seja uma cidade industrial, historicamente o município enfrentou limitações no escoamento da produção devido à ausência de um arranjo portuário, já que o Complexo de Tubarão atende exclusivamente à Vale e à siderurgia.
Com o Parklog, a Serra passa a integrar uma plataforma que, além de dinamizar as atividades já existentes, terá potencial para atrair novas empresas e investimentos para o município. Por ser a maior economia do Espírito Santo, o município possui condições de estruturar e consolidar a plataforma.
Potencialidades da Serra no Parklog
- Polo Industrial: a cidade já concentra o maior parque industrial do Espírito Santo, formado por 11 polos, o que reforça sua vocação natural para receber novos empreendimentos.
- Entreposto intermodal de cargas (EFVM): ligação direta com a Estrada de Ferro Vitória-Minas, facilitando o escoamento da produção para o interior do país.
- Conexão BR-101 com a RMV (Região Metropolitana de Vitória): acesso estratégico à principal rodovia do estado e proximidade com os demais municípios da Grande Vitória.
- Serviços de armazenagem, logística e distribuição: a Serra já conta com uma forte base de infraestrutura logística, especialmente em galpões, que tende a se expandir com o Parklog.
- Formação de mão de obra: com a maior população do estado, a Serra é também a cidade que mais gera empregos e oferta mão de obra. Pode funcionar como centro de capacitação e formação de profissionais qualificados, elemento fundamental para atrair e sustentar novos investimentos.
Nova rodovia vai ligar Laranjeiras a Aracruz
Entre as iniciativas previstas está a construção da ES-115, uma nova rodovia que vai conectar Laranjeiras, passando pelo Civit II, até o complexo portuário de Aracruz. Na Serra, esse projeto já está em estágio avançado de execução com as obras do Contorno de Jacaraípe, que permitirá ligar Laranjeiras a Nova Almeida em apenas 20 minutos, passando pela Talma Rodrigues Ribeiro, Terminal de Jacaraípe, Avenida Lagoa Juara e pelo próprio contorno. Todo esse trecho passará a integrar a nova ES-115.
A partir de Nova Almeida, será construída uma nova pista até Aracruz, garantindo a ligação direta com o complexo portuário. A estrada será uma alternativa estratégica à BR-101 e à ES-010, com foco no arranjo logístico, reforçando a posição da Serra como principal retroárea do Parklog.
A vocação da Serra como retroárea pode oferecer suporte terrestre às operações portuárias de Aracruz. Nessas áreas, concentram-se atividades como armazenagem, movimentação de cargas, centros logísticos e serviços de apoio, funcionando como uma extensão da infraestrutura portuária e garantindo maior eficiência no embarque e desembarque de mercadorias.

