Endometriose atinge até 15% das mulheres em idade reprodutiva

Compartilhe:
A doença atinge mulheres em idade reprodutiva, que podem até ficar estéreis. (Foto: Divulgação)
A doença atinge mulheres em idade reprodutiva, que podem até ficar estéreis. (Foto: Divulgação)

Doença crônica caracterizada pela presença do tecido que reveste a cavidade uterina em outras partes do corpo, como ovário, ligamentos uterinos, bexiga e intestino, a endometriose atinge até 15% das mulheres em idade reprodutiva (13 a 45 anos), sendo que 30% podem ficar estéreis, de acordo com a Associação Brasileira de Endometriose (SBE).

Criado para conscientizar a população, nesta quarta-feira (08) é celebrado o Dia Nacional da Luta Contra Endometriose. Segundo o ginecologista da Unimed Vitória Madalena Oliveira Bandeira de Mello, as causas ainda não são comprovadas, mas algumas condições podem favorecer o surgimento da doença: “Início precoce da menstruação, gravidez tardia, menor número de gestações e fatores genéticos. Fatores ambientais também são capazes de contribuir para o aparecimento da endometriose, como a combustão de poluentes”, aponta a especialista.

Os sintomas variam, mas, segundo a médica, em geral, a endometriose causa cólicas menstruais, dor ao evacuar no período menstrual, dores durante as relações sexuais e infertilidade. “Há mulheres que não apresentam nenhum sintoma e algumas descobrem a presença da doença apenas na gravidez. O tratamento depende do estágio, podendo ser com anticoncepcionais, medicamentos hormonais ou, dependendo do grau, cirurgia”, assinala Madalena.

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também