
Nos últimos 10 dias, três animais marinhos apareceram mortos nas areias das praias da Serra. No dia 7 e no dia 13, baleias da espécie Jubarte foram encontradas mortas em Praia de Carapebus e Jacaraípe, respectivamente. No mesmo sábado (13), um golfinho também apareceu morto em Castelândia. Mas o que fazer em casos assim?
De acordo com Lupércio Araújo, do Instituto ORCA, muito provável que a carcaça do golfinho que apareceu em Castelândia, apesar de não ser possível ‘bater o martelo’, pois a carcaça estava bem prejudicada, seja de um Tursiops truncatus, ou Golfinho-nariz-de-garrafa, também conhecido como Golfinho Fliper e é bem raro ser encontrado em águas capixabas.
“A informação tem que chegar a equipe de monitoramento de praias, mesmo que a Prefeitura ou as pessoas tentem resolver o problema do mau-cheiro, é necessário que nos informe, porque nem o monitoramento das praias sabia deste caso. Mas de qualquer forma, o que o município pode fazer em situações como esta é uma cova rasa e nos informar imediatamente”, informou Lupércio.
Segundo o biólogo, diante da informação, uma equipe se deslocará até o local para o devido recolhimento e análises. “Vamos, recolhemos o animal, que, em seguida, será levado para a sede do instituto para fazer os procedimentos. Mesmo que esteja em estágio adiantadíssimo de decomposição e que muito pouco se possa aproveitar”.
[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]
O ambientalista Claudiney Rocha, do Instituto Brasileiro de Faúna e Flora (Ibraff), o mamífero apareceu no mesmo dia da Jubarte e foi enterrado pelos próprios donos dos quiosques da região por conta do mau-cheiro que estava na praia de Castelândia, na Serra.
“Já que procederam o enterro e a carcaça estava muito prejudicada inviabilizando as análises, penso que neste caso, não convém expor a população novamente a desconfortos como mau-cheiro e percolação da areia com secreções e possíveis bactérias de decomposição”, explicou Lupércio.
+ Segunda baleia aparece morta no litoral da Serra em menos de 1 semana
+ Jubarte é encontrado morto em praia da Serra
A comunicação com as equipes de monitoramento de praias pode ser feito por meio do telefone PMP-BC/ES: 0800-0395005 e a ligação é gratuita. O acionamento pode ser feito para qualquer animal marinho encontrado no litoral capixaba e serrano.
A Serra possui 23 km de litoral: Nova Almeida, Jacaraípe, Manguinhos, Bicanga, Praia de Carapebus e Balneário de Carapebus.
A recomendação é a de que os banhistas não se aproximem nem entrem na água perto de onde está a carcaça do mamífero, pois há risco de contaminação.

