Neste sábado (26), às 17h, o projeto Café Periférico promove mais um encontro especial no Centro Cultural Elizário Rangel, em São Diogo, na Serra. A atividade faz parte da iniciativa Portas Abertas, e o tema desta edição será: “Qual o fazer ético, estético e político dos pontos e pontões de cultura?”
O evento é gratuito e voltado especialmente para fazedores de cultura, gestores de pontos e pontões de cultura e demais interessados em fortalecer a cena cultural da cidade.
Serra conta com três pontões de cultura
De acordo com apuração do TN, atualmente, a cidade da Serra abriga três pontões de cultura: o próprio Elizário Rangel, a Academia dos Sonhos, e o Instituto Espaço Vivência,. Esses espaços funcionam como centros de articulação e apoio a diversos pontos culturais espalhados pela cidade, promovendo a formação, circulação de saberes e fortalecimento da identidade cultural local.
Rede Cultura Viva em pauta
A proposta do encontro é reunir dezenas de iniciativas culturais da Serra para discutir a importância da Rede Cultura Viva, fomentando o debate sobre o compromisso ético, estético e político do fazer cultural nas periferias e territórios criativos.
Leia também
O evento será também uma oportunidade para trocar experiências, construir conexões e reforçar o papel dos agentes culturais na promoção de uma cultura mais viva, pública e plural.
Projeto com apoio da Lei Aldir Blanc
O Café Periférico integra o projeto Portas Abertas, selecionado em edital da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura da Serra (SETUR/PMS). A iniciativa conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura.
O encontro acontece no Centro Cultural Elizário Rangel, localizado na Rua Humberto de Campos, nº 1201, São Diogo, Serra.

