
A Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor, em uma ação integrada com a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa e com o Instituto de Pesos e Medidas do ES- IPEM, deflagrou nesta data a Operação Elétron, que interditou uma fábrica de fios elétricos localizada na Serra e prendeu o administrador da empresa, um empresário da Praia do Canto.
De acordo com laudo do IPEM, os fios elétricos produzidos pela fábrica, que eram vendidos para todo o país, apresentavam irregularidades capazes de causar o superaquecimento da rede de energia, curto circuitos e até mesmo incêndios, além de aumentarem significativamente o consumo de energia elétrica, gerando aumento da conta do Consumidor.
Os documentos arrecadados mostram que a empresa vendeu o produto fora das normas de segurança para hospitais, igrejas, escolas, construtoras e diversas lojas de material de construção, que revenderam a mercadoria para um número incalculável de consumidores finais, acarretando não só prejuízo financeiro, mas verdadeiro risco à vida de inúmeros consumidores.
Vale ressaltar que a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa é presidida pelo deputado estadual Vandinho Leite. De acordo com o parlamentar, a denúncia chegou a sua comissão.
Leia também
“Em meio a tanta tragédia da pandemia, o que devemos fazer é evitar mais sofrimento ao nosso povo. Por isso, hoje tiramos de circulação um acusado de vender fiação elétrica que superaquece e causa incêndios. O material estava sendo vendido para escolas, creches, hospitais, igrejas e residências, podendo ocasionar uma verdadeira tragédia. A denúncia chegou à Comissão de Defesa do Consumidor, da qual sou presidente, e junto com a nossa Polícia Civil, investigamos o caso”, disse.
Mais informações poderão ser repassadas em coletiva.


