
Quem tem animal de estimação em casa cria uma relação de amor e carinho e alguns serranos pensando neste mercado resolveram investir em mimos para deixar cães e gatos mais felizes e bonitos. Caminhas, casinhas, painéis, coleiras e arranhadores estão entre os itens que fazem a cabeça dos donos dos bichinhos.
É o caso de Marcia Regina Martins, de Serra Dourada I, que há 20 anos trabalha com artesanato no seu atelier M.Martins. A empreendedora faz caminhas, casinhas, caminhas suspensas para gatos, peso de porta e guirlanda pet. Ela usa pelúcia, nylon acoplado, tricoline, gorgurinho, espuma, manta de silicone e duratan. “Faço tudo por encomenda de acordo com o tamanho do animal. Cores, tecidos, estampas a pessoa pode que escolhe de acordo com seu gosto”, destaca. O telefone de contato é o 27 98834-4735.
Já Vagner Carmo, de Nova Carapina I, investe em objetos feitos com madeira: casinhas para cães; camas para cães e gatos, arranhadores para gatos com castelinho, protetor de sofá e painéis de parede para gatos. “Vi que este ramo de animais de estimação era um mercado promissor e resolvi apostar e vem dando certo”, conta Vagner que criou há cerca de três anos a Artes Pet. O telefone de contato é o 27 99982-2163.

Já Robson Amon Bastos, de Jacaraípe trabalha há cinco anos com coleiras para cães e gatos. Ele produz e distribui seus produtos em petshops de todo o Estado. “Trabalho com encomendas e tenho sustentado minha família com esta renda”, destaca. O telefone de contato da Dog Vix é o 99860-2210.
Angelilse Cruz Pimentel, de Praia de Carapebus confecciona roupas para cães. “Faço desde 1996 para os meus animais e desde 2009, para vender. Fazia só por encomenda. Agora, deixo aqui no salão para o cliente escolher”, conta a empreendedora. O salão é o Lili Pet Vip. Informações pelo 3281-3344.
Crescimento
Em março a Prefeitura da Serra divulgou que o número de lojas especializadas para atender o mercado pet no município aumentou 250% em 2017. Em 2015, haviam registrados na cidade 03 petshops, em 2016 o número subiu para 06 e em 2017, 21.
Dados da Associação Brasileira de Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) mostram que só em 2016 foram gastos por donos de animais quase R$ 19 bilhões, representando um aumento de 5,7% em relação ao ano anterior.

