Em um ano, escola de Jacaraípe salta 64 posições no ranking do IDEB

0
Em um ano, escola de Jacaraípe salta 64 posições no ranking do IDEB
A escola fica na região de Jacaraípe. Foto: Divulgação

Há exatos dois anos, a Escola Estadual Jacaraípe estava classificada entre as 23 unidades escolares que possuíam os índices mais baixos no Desenvolvimento da Avaliação Básica (IDEB),que mede a qualidade do aprendizado dos estudantes. Mas com muito esforço, a diretora Margareth Broedel conseguiu restaurar a qualidade do ensino da unidade.

E quem pensa que fazer a qualidade do ensino da escola subir foi fácil, está enganado. A diretora contou para o TEMPO NOVO que foi necessário muito trabalho. Juntamente com sua equipe, Margareth conseguiu tirar a escola de 266° posição (2,1 pontos) para 202° posição (3,8 pontos) das escolas estaduais.

“Em 2018 assumimos a gestão da EEEFM Jacaraípe com o desafio de transformar essa realidade, apesar de várias histórias de sucesso terem sido construídas ao longo da vida dessa escola.  Nesse contexto a escola encontrava-se entre as 23 com os índices mais baixos no IDEB, atendendo aproximadamente 1.800 estudantes, oriundos de mais ou menos 23 bairros, com índices de criminalidade, tráfico de drogas e ainda por construir uma identidade”, explicou a diretora.

Margareth ainda disse que além da preocupação com as notas e o aprendizado dos alunos, a unidade realizou diversas atividades culturais, esportivas, recreativas e acompanhamento dos estudantes que estão abaixo do rendimento.

“Muito trabalho precisava ser feito. Tivemos como principal meta o foco na aprendizagem. O reforço escolar, atividades e o acompanhamento dos estudantes que estão abaixo do rendimento, são de total importância para que possamos alcançar melhores resultados de aprendizagem”, contou a diretora.

Como fruto desse esforço, a escola alcançou em 2018 um melhor desempenho, saindo de 2,1 em 2017 para 3,4 na nota do IDEB. “Crescemos! E isso nos deixa muito feliz! Mas sabemos que muito ainda precisa ser feito. E trabalhamos sempre por que acreditamos e lutamos por uma educação cada vez melhor. Nossos estudantes merecem”, destaca a profissional emocionada.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Jacaraípe fica localizada na ruaGuacyra, em Jardim Atlântico.

Comentários