Categories: Notícias

Em sete meses 370 pessoas desaparecem na Grande Vitória

Chama a atenção o grande número de meninas adolescentes, 109 do total dos desaparecimentos nas cidades da região metropolitana

Pessoas desaparecidas com residência na Serra: site da Câmara de Vereadores ajuda a divulgar casos e contato das famílias. Foto: Divulgação

Gabriel Almeida

Moradora de um bairro da Serra, Natiele Lopes das Neves, de 19 anos, saiu de casa no dia 14 de janeiro deste ano e nunca mais voltou. Desde então seu pai procura a jovem, que possui problemas mentais.  

E esse não é o único caso de famílias que estão à procura de parentes desaparecidos. Até o mês de julho deste ano, a Delegacia de Pessoas Desaparecidas (DPD)já registrou 370 casos de desaparecimentos na Grande Vitória. Boa parte dos casos são de meninas adolescentes.

Tanto que dentro da faixa etária de 12 a 17 anos, foram 109 meninas e 34 meninos que desapareceram no período. De acordo com a Polícia Civil, os dados de desaparecimentos não são contabilizados por municípios. Na Grande Vitória quem cuida desses casos é a DPD e nos outros municípios as investigações ficam a cargo das respectivas delegacias locais

Para ajudar a divulgar os casos de desaparecimentos, o site da Câmara da Serra está divulgando fotos e informações sobre pessoas que desapareceram no município da Serra e no Estado.

Para a divulgação, a Câmara firmou uma parceria com a DPD, através da qual a delegacia encaminha à ouvidoria da Casa os dados das pessoas que entram em seu sistema como desaparecidas. A divulgação começou através do Projeto de Resolução 08/2015 e está acontecendo desde o dia 22 de julho de 2015.

Para divulgar alguma pessoa desparecida, a família pode entrar em contato com a Ouvidoria da Câmara para fazer sua divulgação através do telefone 0800 280 25 25.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é preciso esperar 24 horas para registrar o desaparecimento de alguém. Segundo a Polícia Civil, as famílias podem registrar o desaparecimento imediatamente ao fato.

Qualquer denúncia ou informação, que contribuam com o trabalho da polícia, podem ser feitas por meio do Disque-Denúncia 181, o sigilo e anonimato são garantidos.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

9 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

10 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

10 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

11 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

11 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

11 horas atrás