Categories: Arquivo

Assassinatos caem 38% na cidade em 2018, aponta Governo

 

Homem assassinado no último dia 4 de abril na região do bairro Carapina. Foto: Reprodução Facebook

Thiago Albuquerque

De janeiro a abril deste ano, 79 pessoas foram mortas na cidade da Serra. Com a média de 0,65 homicídios por dia, os números mostram uma redução comparando com o mesmo período do ano passado. Em 2017, nos mesmos quatro primeiros meses, 128 pessoas haviam sido assassinadas na Serra.

Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo, que até a última quinta-feira (28 de junho) ainda não havia disponibilizado o número de assassinatos em maio.

A redução notada nos quatro primeiros meses de 2018 também aconteceu no mês de abril, quando 17 pessoas foram assassinadas na Serra. O número é 39% menor do que no mesmo mês do ano passado, quando foram contabilizados 28 homicídios. Porém, mesmo com os números caindo, o município da Serra continua líder da violência contra a vida no Espírito Santo. 

Até abril, Serra já soma 33% dos homicídios na região metropolitana da Grande Vitória. Com 79 casos, ela fica à frente de Vila Velha que soma 57; Cariacica com 50; Vitória com 24; Guarapari com 19; Fundão com três e Viana com dois. Já comparando os números serranos com todas as cidades do ES, a Serra representa 19%, dos 415 homicídios no Estado em 2018. O detalhe é que a população da Serra corresponde a cerca de 12% da total de moradores do Espírito Santo, o que revela uma violência maior também em proporção na cidade.

Vale lembrar que a Sesp sempre informa que só são contabilizados os homicídios onde as vítimas morreram no local. Assim, os feridos por alguma ação violenta que morrem posteriormente no hospital em decorrência da lesão sofrida não entram na contabilidade de homicídios das autoridades estaduais.  

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

15 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

15 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

16 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

16 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

16 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

17 horas atrás